EM SÃO PAULO, 1 DE CADA 5 VEÍCULOS É PRETO

Um levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) mostra que um em cada cinco veículos da frota da cidade e do Estado é preto. Trata-se de uma cor que destoa da predominância do branco em rankings nacionais e internacionais.

Na capital paulista, os pretos somam atualmente 19,9% do total de veículos, contra 17,7% dos pratas e 16,4% dos brancos, muito associados aos táxis comuns.

Se por um lado a cor preta parece ser uma tendência permanente na frota de São Paulo, por outro ela se tornou nos últimos anos motivo de preocupação de parte dos motoristas devido ao medo de ser confundido com os veículos do Uber. 

Já houve episódios de ataques a carros pretos promovidos por taxistas revoltados com os serviços dos rivais em São Paulo. 

A associação da cor preta com os veículos do Uber, porém, acabou atenuada nos últimos meses por alguns fatores. O aplicativo também passou a prestar serviços em outras modalidades, com carros em cores diversas, e ainda ganhou rivais, como Cabify e Will Go, também sem a exclusividade do preto.

Fonte: Folha de S.Paulo