terça-feira, agosto 16, 2022
spot_img
InícioMúsicaJoão Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP fazem apresentação online esse mês

João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP fazem apresentação online esse mês

Visando a democratização da música clássica, live será realizada por meio de leis de incentivo

O maestro e pianista João Carlos Martins faz, ao lado da Bachiana Filarmônica SESI-SP, um concerto online, em seu canal no Youtube e sua página no Facebook, no próximo dia 23, a partir das 20h. O concerto, que integra a Temporada 2022, conta ainda com a participação do tenor Jean William.

Ao longo dos dois últimos anos, o maestro – ao lado da Bachiana – compartilha sua paixão pela música com o público de todo País, somando mais de 3 milhões de visualizações de seus concertos, apresentados no formato de lives, ampliando ainda mais o acesso à música clássica, independentemente da localização geográfica, por meio de leis de incentivo.

Na apresentação do próximo dia 23, o público terá oportunidade de conhecer a história de João Carlos Martins, que compartilhará acontecimentos marcantes de sua vida dedicada à arte. Já para o repertório, o maestro apresentará, em primeira mão, dois movimentos do concerto de Brandenburgo que, inclusive, terá sua peça apresentada na íntegra durante o concerto que acontecerá no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em novembro.

Na ocasião, o público terá oportunidade de ouvir dois novos movimentos, que serão apresentados no concerto de Brandenburgo Crédito foto: Francio de Holanda

O repertório conta ainda com as peças de H. Villa-Lobos: Melodia Sentimental; G. Verdi: La Traviada e G. Puccini: Nessum Dorma; com participação do tenor Jean William como solista, e de J. S. Bach: Brandenburg Concerto nº 1, Allegro Moderado e Allegro;  L. V. Beethoven: Concerto nº 5 – Imperador e W. A. Mozart: Concertos nº 21 e nº 23 com o maestro ao piano. 

O concerto é produzido pela Fundação Bachiana, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo Governo Federal, e terá tradução em Libras e audiodescrição.

Bachiana Filarmônica SESI-SP se apresentará ao lado do maestro Crédito foto: Francio de Holanda

MAESTRO Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e, cinco anos mais tarde, no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa.

ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica SESI-SP aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.

No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica SESI-SP e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país. 

Arte para redes sociais

SERVIÇO

Concerto Maestro João Carlos Martins e Fundação Bachiana Filarmônica SESI-SP

Datas: 23/02

Hora: 20h

Onde assistir:

YouTube Maestro João Carlos Martins 

Facebook Maestro João Carlos Martins

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments