sábado, agosto 13, 2022
spot_img
InícioLiteraturaFundação do livro e leitura divulga agenda de fevereiro de 2022

Fundação do livro e leitura divulga agenda de fevereiro de 2022

Contação de histórias e segundo encontro do Clube do Livro do ano fazem parte da programação do mês

Os escritores Manuel Bandeira, Haruki Murakami e Carolina Maria de Jesus terão suas obras em destaque na agenda das atividades da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto neste mês de fevereiro. A programação inclui duas sessões de contação de história, com curadoria de Carol Gregório, e encontro do tradicional Clube do Livro.

Agenda
Na quarta-feira (16/09), o poeta pernambucano Manuel Bandeira é tema da contação de história conduzida por Monalisa Machado. A atividade, presencial, será apresentada para os alunos do colégio Marista Escola Social Irmão Rui, das 15h às 16h.

Para o dia 19 (sábado), estão programados dois eventos. Pela plataforma Zoom, acontece o segundo encontro de 2022 do Clube do Livro, das 16h às 18h. A obra em discussão neste mês é “A Sul da Fronteira – A Oeste do Sol”, do autor japonês Haruki Murakami, de 1992. Com escrita cheia de lirismo e requinte, Murakami aborda nesta obra, o poder que as memórias e o desejo exercem sobre as pessoas. A mediação do encontro será da bibliotecária, Gabriela Pedrão.

Na outra agenda do dia, das 16h às 17h, a contadora de história Precy conduz a atividade que fala sobre Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, centro). O evento é gratuito e aberto ao público. Carolina Maria de Jesus – falecida em 1977, aos 62 anos – será uma das autoras homenageadas na edição deste ano da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), agendada para acontecer em agosto. Considerada uma das principais escritoras negras do Brasil, Carolina foi compositora e poetisa e estudou por apenas dois anos. Apaixonada pela leitura, tornou-se autora celebrada e referencial de livros que relatam a fome, a pobreza, o preconceito e a desigualdade social. Seu título mais famoso “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, está traduzido em 14 línguas e presente em mais de 40 países.

Recentemente, foi organizado pela pesquisadora Raffaella Fernandez, um vasto material inédito deixado por Carolina, com 58 cadernos que somam mais de 5 mil páginas, sendo sete romances, 60 textos curtos e 100 poemas, além de quatro peças de teatro de 12 letras de marchinhas de Carnaval.

Curadoria

Segundo Carol Gregório, Manuel Bandeira e Carolina Maria de Jesus, são dois ícones da literatura brasileira “vindos de mundos totalmente distintos”. Para ela é importante que as gerações saibam e entendam quem foram esses escritores. “Em um tempo tão tecnológico, é necessário manter viva a chama da tradição oral da contação de história, preservando toda sua carga de interatividade entre contadora e público, a partir da entonação da narrativa, do olho no olho e dos gestos”, comenta Carol Gregório, curadora das contações de história durante os meses de fevereiro e março.

Mais informações sobre os eventos através do telefone (16) 3911-1050.

Créditos: Gabriela Vansan

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou pessoas de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line, em mais de 60 atividades.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments