sábado, agosto 13, 2022
spot_img
InícioNotíciasPublicado edital do prêmio MPT na escola 2022 para municípios do interior...

Publicado edital do prêmio MPT na escola 2022 para municípios do interior e litoral norte de SP

MPT se reunirá essa semana com municípios do interior paulista para apresentar o projeto, que traz a temática do trabalho infantil e da aprendizagem profissional para estudantes, professores e pais nas escolas públicas municipais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou o edital com regulamento regional do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, iniciativa que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto nos municípios da circunscrição da 15ª Região – interior de São Paulo e litoral norte paulista. O edital pode ser acessado pelo endereço www.prt15.mpt.mp.br.

O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Ele tem como objetivo promover debates nas escolas de ensino fundamental, com alunos(as), professores(as) e pais, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Para isso, o MPT fornece capacitação e material didático aos educadores, incentivando, ao final do projeto, um concurso cultural que tem como tema o trabalho infantil e a aprendizagem profissional.

O concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto; poesia; música e desenho. Na etapa municipal, cada escola poderá inscrever até quatro trabalhos por grupo, sendo admitido apenas um por categoria.

O prêmio será dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Etapa regional – Na etapa regional, tanto as Diretorias Regionais de Ensino quanto as Secretarias Municipais de Educação participantes do projeto farão a seleção dos trabalhos produzidos pelas escolas que representarão os municípios. Na próxima quinta-feira (17/02), às 14 horas, o MPT Campinas, por meio da sua coordenadora regional da Coordinfância, Carolina Marzola Hirata, se reunirá com representantes das Diretorias Regionais de Ensino e das Secretarias de Educação de vários municípios do interior paulista para apresentar o projeto MPT na Escola aos educadores; o encontro será híbrido, com a possibilidade de os representantes municipais participarem por videconferência ou de forma presencial, na sede do MPT, na Rua Pedro Anderson, 91, bairro Taquaral, em Campinas. O encontro será aberto para todos os municípios que se interessarem em participar, contanto que integrem a circunscrição da 15ª Região. Basta preencher o formulário de participação por meio do link: forms.office.com/r/4DVBmVqAh4.  

No dia 11 de março de 2022 será oferecida uma capacitação nacional, de forma telepresencial, a todos os professores e coordenadores escolares dos municípios que aderirem ao projeto.

Os trabalhos selecionados pelos municípios serão avaliados em uma etapa regional por uma Comissão Julgadora criada pelo MPT em Campinas. A previsão para a premiação dos melhores trabalhos desta é entre os meses de agosto e setembro de 2022.  Aqueles que obtiverem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa regional serão inscritos na etapa nacional.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments