quarta-feira, agosto 10, 2022
spot_img
InícioNotíciasButantan antecipa entrega de primeiro lote de vacinas contra gripe com cepa...

Butantan antecipa entrega de primeiro lote de vacinas contra gripe com cepa Darwin

Lote foi entregue antes de março, é a maior antecipação da história das campanhas de vacinação contra gripe do país

O Instituto Butantan adiantou a entrega de vacinas contra gripe para a campanha de vacinação de 2022, com o envio do primeiro lote de 2 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações na sexta (25/2). A entrega foi feita antes do previsto – para o mês de março – após os dados obtidos sobre as novas cepas serem enviados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo essa a maior antecipação da história das campanhas contra a gripe do país.

A antecipação foi possível porque a documentação foi enviada ao órgão regulador ainda em 18 de fevereiro, antes do previsto, e recebeu o retorno da Anvisa também com celeridade. 

O instituto trabalha para entregar 80 milhões de doses para a campanha de vacinação em duas etapas: 40 milhões no fim de março e os outros 40 até final de abril. A vacina contra a influenza do Butantan que será distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

Como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os imunizantes são atualizados e usados em campanhas de vacinação anuais – geralmente realizadas antes do inverno, quando aumentam os casos de gripe.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments