quinta-feira, agosto 18, 2022
spot_img
InícioCulturaFundação do livro e leitura promove atividades com Renan inquérito em instituições...

Fundação do livro e leitura promove atividades com Renan inquérito em instituições da cidade

Projeto idealizado pelo rapper, doutor em geografia e arte-educador, Renan Inquérito, visita instituições de ensino da cidade, levando poesia e música aos alunos da Sociedade Espírita Obreiros do Bem e da Marista Escola Social Ir. Rui

A semana de atividades culturais e educativas da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto começa nesta quinta-feira (10/03) e está recheada de poesia, música e literatura. A programação inclui atividades do Parada Poética – que terá a presença do rapper, doutor em geografia e arte-educador, Renan Inquérito – e o lançamento do livro “Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”, de Áurea Laguna.

A poesia é destaque nesta semana com a realização do Parada Poética, um projeto que existe desde 2013, sempre com a participação de outros poetas, que tem o objetivo de promover intercâmbio entre os escritores e o público. Idealizado por Renan Inquérito, a atividade tem apenas uma regra: ouvidos inclinados à poesia. Com isso, os encontros oferecem o microfone aberto para o público contar histórias e poemas, celebrando a oralidade. A proposta é apresentar a literatura como algo acessível a todos, sem qualquer conotação acadêmica.

É com essa ação que Renan Inquérito visita a Sociedade Espírita Obreiros do Bem, em Ribeirão Preto, na quinta-feira (10/03), em dois horários: 10h e 15h. O encontro será voltado às crianças e adolescentes atendidos pela instituição.  Na sexta-feira (11/03), a próxima exibição do projeto será no Marista Escola Social Ir. Rui, às 10h30. Todas as atividades são exclusivas para alunos das duas instituições de ensino.

Lançamento de livro

No dia 10 de março (quinta-feira), às 19h, acontece lançamento do livro “Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”, de Áurea Laguna. A noite de autógrafos será realizada na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América). A obra foi elaborada com a intenção de mostrar os perfis dos profissionais das artes que estiveram com Monteiro Lobato no período de 1920 a 1947, além do levantamento da relação do autor com seus ilustradores e da convivência dos artistas entre si.

Áurea é formada em Serviço Social e criou a Logus, primeira livraria de livros usados em Ribeirão Preto, em 1983. É especialista em Monteiro Lobato e desde 1998 publica artigos para jornais e revistas, além de projetos e oficinas literárias sobre o autor. Escreveu, em 2013, um livreto, “Homenagem a Monteiro Lobato”, e agora “Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”. A participação do lançamento é livre e gratuita – obrigatório o uso de máscaras.

SERVIÇO

Data: 10 de março (quinta-feira) | 10h e 15h
“Parada Poética”, com Renan Inquérito, rapper e poeta.
Local: Obreiros do Bem  (Rua Gui Saad Salomão, 880, Parque Ribeirão Preto, Ribeirão Preto)

Data: 11 de março (sexta-feira) | 10h30
“Parada Poética”, com Renan Inquérito, rapper e poeta.
Local: Marista Escola Social Ir. Rui (Av. Manoel Antônio Dias, 2155, Jd. Maria das Graças, Ribeirão Preto)

Data: 10 de março (quinta-feira) | 19h
“Lançamento e noite de autógrafos do livro: Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”, com Áurea Laguna, escritora.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto).

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments