quinta-feira, agosto 18, 2022
spot_img
InícioSaúde e FitnessQuem tem varizes pode praticar atividades físicas?

Quem tem varizes pode praticar atividades físicas?

Cirurgião vascular do Hospital CEMA esclarece a relação entre exercícios físicos e a formação de vasinhos e quais cuidados adotar para ficar em forma, sem prejudicar a circulação

Praticar atividades físicas é umas das recomendações mais comuns dos especialistas, porém muitas pessoas têm dúvida se alguns exercícios físicos, como correr ou caminhar longas distâncias, podem impactar no sistema vascular, especialmente nas pernas. Será que atividades físicas facilitam o aparecimento de vasinhos e varizes, por exemplo? O cirurgião vascular do Hospital CEMA, Carlos Hugo, explica que, inicialmente, é importante fazer uma diferenciação. “Vasinhos são vasos venosos epidérmicos com calibre de 1 mm que, no geral, não causam sintomas significativos e podem ou não estar relacionados com as varizes”, diz. Esses vasinhos podem aparecer em várias partes do corpo, como nariz, rosto, colo, seios, abdômen e membros inferiores.

“Porém, é importante esclarecer que fazer atividades físicas não torna a pessoa propensa a desenvolver vasinhos, que têm como origem a genética. Muito pelo contrário, o exercício físico melhora o retorno venoso e evita o aparecimento de vasinhos. Está comprovado que a atividade física beneficia a saúde das pernas e melhora o retorno venoso, além de proteger de doenças cardiovasculares”, esclarece.

Correr, caminhar, nadar, entre outras atividades, é indicado também para quem já tem problemas vasculares. Nesse caso, a recomendação é fazer exercícios de maneira moderada, diariamente ou, pelo menos, 5 vezes na semana. A prática, com o tempo, libera endorfina, uma substância produzida no cérebro que provoca sensação de bem-estar. A saúde fica melhor e o emocional também.

O médico ressalta os cuidados principais que as pessoas devem ter, antes de qualquer atividade física: “Disciplina, de preferência incluindo na agenda a realização do exercício para que se torne um hábito. Outro fator importante é evitar exageros, principalmente para quem realiza musculação, pois, caso ela tenha tendência hereditária para problemas vasculares, isso pode piorar ou agravar a dilatação venosa. Tenho pacientes com muita compulsão por musculação, que desenvolvem dilatações venosas nos membros inferiores e abdômen”, afirma.

Então, nada de temer. Exercícios físicos seguem sendo essenciais para quem quer manter uma boa saúde. “Toda pessoa, independentemente de ter ou não vasinhos ou varizes, deve fazer atividades físicas regularmente para melhorar a musculatura e o retorno venoso. A prática, comprovadamente, evita doenças cardiovasculares e diabetes”, emenda o especialista. No entanto, antes de começar qualquer prática é importante fazer uma consulta cardiológica ou clínica para verificar se está apto do ponto de vista clínico ou cardiológico.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments