sábado, agosto 13, 2022
spot_img
InícioMúsicaUSP Filarmônica abre a temporada de concertos de 2022

USP Filarmônica abre a temporada de concertos de 2022

A série mensal se inicia na próxima terça-feira (29), às 20h, no Theatro Pedro II; entrada é gratuita

Fotos Cornélio Junior

A USP Filarmônica, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, dá início à sua série mensal Concertos USP em parceria com a Fundação Dom Pedro II, com apresentação gratuita na próxima terça-feira (29), às 20h, no Theatro Pedro II.

Comemorando os 100 anos da Semana de 22 e os 200 anos da Independência, a USP Filarmônica vai apresentar um programa dedicado à música popular brasileira antiga, repertório este que é fruto das pesquisas inéditas do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-CIPEM).

O programa contempla inicialmente dois clássicos, o Concerto em Sol Maior para dois violões e orquestra de Antônio Vivaldi, e a famosa Ária da Suíte em Ré Maior de Johan Sebastian Bach.

Daí o programa se torna temático, com paralelos entre a música popular da Europa e do Brasil à época da Independência. Serão apresentados o Fandango castelhano e o Menuetto de Luigi Rodolfo Bocherini, ao lado de seus congêneres brasileiros, as composições anônimas Duas Modinhas Pradenses (ca.1820), cujos manuscritos se encontram na Lira Ceciliana de Prados (MG); Lundum (ca.1825) editado por von Martius em Munique; Lundum (ca.1835) editado pelos irmãos Laemmert no Rio de Janeiro e, por fim; dois números do início do século XX, uma Valsa Caipira e Três Canções Folclóricas.

O primeiro concerto da temporada terá solos dos professores Gustavo Silveira Costa (viola caipira) e Paulo Eduardo de Barros Veiga (violino), e dos estudantes Vitor Botelho Sampaio e Fernando Genari (violões), Larissa Santos (viola), Bruno William dos Santos (violoncelo) e Matheus Luís de Andrade (percussão), todos da USP de Ribeirão Preto, além do spalla especialmente convidado para este concerto, Paulo Paschoal, violinista da OSESP.

Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem apresentação de ingressos. Para entrar no Theatro Pedro II é necessário somente a comprovação das duas doses da vacina ou PCR negativo.

A temporada da USP Filarmônica segue durante o ano de 2022 com pelo menos oito concertos, récitas de óperas e um espetáculo de balé (com a São Paulo Cia de Dança) no Theatro Pedro II, além de apresentações também gratuitas pela série Filô & Direito têm Concerto no Auditório da FDRP-USP.

A agenda, pensada para comemorar também o centenário de Gilberto Mendes, terá parceiros como Academia Livre de Música e Artes (ALMA), ensembles do Departamento de Música da USP (DM-FFCLRP-USP) e os Corais da UNESP de Franca e Jaboticabal, além do novo Coral da FDRP-USP. A programação completa está disponível no endereço: https://sites.ffclrp.usp.br/uspfilarmonica/.

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

Serviço

Data: 29/03

Horário: 20h

Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 (Centro)

Necessário apresentar comprovante de vacinação ou PCR negativo

Entrada gratuita

Concerto – USP Foto Vinícius Barros
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments