terça-feira, agosto 16, 2022
spot_img
InícioCulturaSocorro - Circuito das Águas Paulista - Agenda do final de semana...

Socorro – Circuito das Águas Paulista – Agenda do final de semana em Socorro

O primeiro final de semana de abril chega com novidades através do projeto Socorro Destino Duas Rodas. No museu onde motos e bicicletas contam a história da paixão brasileira pelas duas rodas, o Centro Cultural Movimento, acontece em 1º de abril, o lançamento do livro Duas Rodas e uma Nação. Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial da obra, “é a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, que não poderá ver sua conclusão infelizmente, mas que esteve em parte dos desafios e inspirou a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que montaram na garupa nesta jornada.”

Dia 1 de abril. Lançamento do livro Duas Rodas e uma Nação
Foto: Divulgação

Sem pretensão de ser o manual definitivo do assunto, o livro é enriquecedor para a cultura nacional, pois conta com registros que retratam desde o surgimento da motocicleta e das competições em duas rodas no país até a atualidade, são mais de 120 anos de história, um pouco de nostalgia e muita evolução. Competições, tecnologia e desenvolvimento do veículo em si e da indústria como um todo, dentre tantos assuntos para ver, ler e se encantar. Uma vasta coleção de modelos e depoimentos de quem é apaixonado por motos nas palavras de quem entende do assunto. “Não é a obra definitiva, nem completa, mas o início, e a nossa contribuição para que a história do motociclismo brasileiro não desapareça. Este é apenas o primeiro de muitos outros trabalhos que já está a caminho.” Continua Carlãozinho.

Fachada do Centro Cultural Movimento
Foto: divulgação

No sábado (2 de abril), o agito muda de lugar, mas ainda ali perto. Na “Praça do Amanhã” – onde está localizado o Centro Cultural Movimento (CCM) –  será inaugurado o monumento Marco da Paz, idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi com intuito de promover a conciliação e a amizade. Luigi presenciou o fim da II Guerra Mundial e, aos 12 anos, mudou-se para a Argentina até finalmente chegar ao Brasil, mais especificamente, se enraizando na Lapa, em São Paulo (1999). Com apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), construiu o Marco da Paz na capital. Um sino que remete as badaladas que sinalizavam aos moradores no entorno da igreja, o momento de se esconder devido aos bombardeios. O mesmo sino que foi tocado initerruptamente para anunciar o fim da guerra e, mais tarde, já em São Paulo, trabalhando próximo ao Páteo do Colégio, trazia lembranças com as badaladas do sino da igreja local. Por ocasião do destino, o sino foi roubado e Luigi levantou fundos para repor o item de tantas memórias. Em seguida o sino foi colocado ao alcance das pessoas, para que fosse tocado por quem passasse, sinalizando o desejo por paz. Desde então, inúmeras cidades pelo Brasil e países pelo mundo repetem o gesto, como: México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália.

Você é nosso convidado
Foto: Divulgação 

Além dos eventos oficiais, Socorro – www.socorro.tur.br  –  deve receber grupos de moto como parte dos roteiros de passeios pela cidade, ciclistas, turistas e todo tipo de visitante que busca as belezas naturais da Estância Turística que integra o Circuito das Águas Paulistas.

Dentre as atividades para quem estiver na cidade, uma visita ao Centro Cultural Movimento e a sua mostra permanente, que remonta a história do motociclismo brasileiro. Um passeio para curtir a noite socorrense com os melhores drinks, porções para todos os gostos, hambúrgueres,  em locais que respiram a cultura da moto como a Chopperia Duas Rodas, o Rock Rider Bar ou o Rock And Soul Music Bar. E para descansar e recarregar as energias, a pedida é se hospedar com todo conforto com inúmeras opções, entre elas: o Hotel Casa Alfredo, Grinbergs Village Hotel,  Pousada Nativa, Pousada Acalanto Inn,  Hotel Fazenda 7 Belo, Recanto Elamar, entre outros.  E para quem adora um cafezinho algumas opções na cidade são: Trilha Café, London Cafeteria, Empório Caipira e Shopp Café. Inclua também as atividades ao ar livre, desbrave a natureza e experimente ainda uma das dezenas de atrações em esportes de aventura que a cidade oferece.

Para quem não puder ir até Socorro acompanhar o lançamento do livro, a concessionária Moto Remaza da Av. Ibirapuera fará o lançamento do livro no dia 9 de abril, em São Paulo.

Serviço: 

Lançamento do livro Duas Rodas e uma Nação

Centro Cultural Movimento – CCM

1º abril (sexta-feira) a partir das 16h30

Praça Rachid José Maluf, nº 83 – Praça do Amanhã – Socorro – SP

Inauguração do Monumento Marco da Paz

2 de abril (sábado) – 18h

Praça Rachid José Maluf, nº 83 – Praça do Amanhã – Socorro – SP

Fonte: VGCOM – VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments