sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img
InícioSaúde e FitnessCovid pode infectar aparelho reprodutor masculino

Covid pode infectar aparelho reprodutor masculino

Vários tecidos do trato genital masculino podem ser infectados com SARS-CoV-2, relata um novo estudo da Northwestern Medicine em grandes modelos animais. O estudo em macacos rhesus infectados com SARS-CoV-2 revelou que a próstata, a vascularização dos testículos e o pênis estavam todos infectados com o vírus.

A surpreendente descoberta foi feita utilizando uma varredura PET (tomografia por emissão de pósitrons) especialmente projetada para revelar locais de infecção que se espalham ao longo do tempo em uma varredura de corpo inteiro. Os cientistas não sabiam o que encontrariam, mas esperavam ver o vírus nos pulmões e no nariz, perto do cérebro, porque as pessoas estavam experimentando perda de paladar e olfato.

“O sinal que saltou para nós foi a disseminação completa através do trato genital masculino”, diz o investigador principal Thomas Hope, professor de biologia celular e do desenvolvimento da Northwestern University Feinberg School of Medicine. “Não tínhamos ideia de que encontraríamos lá”.

De acordo com Hope, esses resultados indicam que a dor testicular, disfunção erétil, hipogonadismo, redução da contagem e qualidade de espermatozoides e diminuição da fertilidade associada à infecção por SARS-CoV-2 são uma consequência direta da infecção das células do trato reprodutivo masculino e não mecanismos indiretos, como febre e inflamação.

A evidência de que a infecção com SARS-CoV-2 pode afetar negativamente a saúde sexual masculina e a fertilidade estão aumentando a cada dia, mas os cientistas não sabiam o motivo e se perguntavam se a causa era febre e inflamação.

“Nós simplesmente não entendemos por que isso teve esse impacto negativo até este estudo”, destaca Hope. Ele observou que vírus como Caxumba, Ebola, Zika, SARS-COV-1 e outros vírus também podem infectar tecidos do trato genital masculino e afetar negativamente a fertilidade. A infecção por Caxumba é bem conhecida por causar esterilidade masculina.

O novo estudo mostra como o vírus pode causar patologia na próstata, pênis, testículos e vascularização testicular. “Mesmo que seja apenas uma pequena porcentagem dos infectados, representa milhões de homens que podem sofrer um impacto negativo em sua saúde sexual e fertilidade”, completa Hope.

Estudos clínicos sugerem que 10% a 20% dos homens infectados por SARS-CoV-2 apresentam sintomas relacionados à disfunção do trato genital masculino. Isso sugere que dezenas de milhões de homens que foram infectados com SARS-CoV-2, especialmente aqueles que tiveram Covid-19 grave, devem avaliar sua saúde sexual e fertilidade para determinar se terapias adicionais podem prevenir ou diminuir problemas futuros.

Esta é a primeira sonda PET capaz de identificar os locais de infecção por SARS-CoV-2 em um animal vivo, relatam os autores do estudo.

Uma pesquisa futura do laboratório de Hope irá:

  • Examinar a infecção do trato genital masculino em momentos posteriores;
  • Determinar se os testículos são um reservatório para infecção por SARS-CoV-2, conforme sugerido na literatura;
  • Investigar se o SARS-CoV-2 infecta tecidos do sistema reprodutor feminino;
  • Ajudar no desenvolvimento de terapias e intervenções para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 na fertilidade masculina;
  • Objetivo de eventualmente fazer PET scan em pacientes para determinar a localização do vírus e o melhor curso de atendimento.

Fonte: Patrick J Madden et al, An immunoPET probe to SARS-CoV-2 reveals early infection of the male genital tract in rhesus macaques (2022). DOI: 10.1101/2022.02.25.481974

Rubens de Fraga Júnior é professor da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e é médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments