sábado, agosto 13, 2022
spot_img
InícioEducaçãoComo aprender um idioma sozinho? – Confira 9 dicas!

Como aprender um idioma sozinho? – Confira 9 dicas!

Como aprender um idioma sozinho? Quanto custa aprender inglês? Muitas das dificuldades em aprender uma língua estrangeira por conta própria surgem de um mal entendido generalizado: que uma língua pode ser estudada e ensinada como todas as outras disciplinas.

Na realidade, enquanto tópicos como história ou matemática são genericamente “conjuntos” de informação, uma linguagem é um “meio de transmiti-la”. Seu uso não deve interferir no conteúdo da mensagem. Em outras palavras, uma linguagem deve ter sucesso instintivamente e sem esforço.

Considerar essa diferença abre as portas para uma maneira muito diferente de aprender, baseada no hábito e na diversão, em vez de raciocínio gramatical e memorização chata.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas de como aprender um idioma sozinho, ou seja, uma segunda língua (abreviada como L2 durante o conteúdo) até o domínio completo, e como fazer isso de forma prazerosa, gratificante e também rápida. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!

9 dicas de como aprender um idioma sozinho

1. Antes de começar, pergunte-se se você realmente se importa em aprender uma L2

Razões como “tenho que” ou “seria útil” infelizmente não são suficientes. Se não houver um desejo real e ardente de ser bem sucedido nessa nova língua, tente criá-lo. É um combustível indispensável e que fará todo o processo ser mais prazeroso.

2. Não tenha o aprendizado como uma obrigação

Você está no comando e mais ninguém. Se você não gosta de algo, não faça. Portanto, se está tentando aprender uma língua por pura obrigação, saiba que todo o processo será pior, mais demorado e cansativo do que o contrário.

3. Exija a diversão

Um requisito fundamental de como aprender um idioma sozinho é não ficar entediado por qualquer motivo. Não há lugar para livros didáticos, exercícios monótonos ou mesmo para gramática.

Eles não ajudam a menos que você realmente goste deles. Busque tornar esse processo “chato” mais interessante com aplicativos como o Duolingo, por exemplo.

4. Imite as crianças

Isso reitera os dois pontos anteriores, mas é muito importante ressaltá-lo. As crianças, ou seja, os verdadeiros campeões em matéria de aprendizagem, nunca estão satisfeitas com aquilo que absorvem.

Eles se concentram em uma coisa por um tempo, mas quando ficam entediados, passam para a próxima em pouco tempo. Primeiro o desenho favorito, depois este e aquele brinquedo, depois o cachorro ou novamente o desenho favorito. As crianças simplesmente não concordam em ficar entediadas.

Você pode usar isso da mesma forma, porém mais organizada. Como aprender um idioma sozinho? Não fique utilizando apenas sempre as mesmas estratégias, mude-as de acordo com o seu tédio e empolgação.

5. Conteúdo multimídia

Aproveite o material criado por nativos para nativos, como filmes e romances, em vez de cursos ou livros empacotados para ensinar o idioma para estrangeiros.

Os últimos são baseados no viés explicado na introdução, além de conterem apenas uma versão esterilizada e sem vida da L2, não a linguagem real que você espera aprender.

6. L2 sempre com você

É importante que a língua que você está aprendendo zumbe na sua cabeça todos os dias, o dia todo. Onde quer que você vá, tente sempre colocar L2 em seu campo de visão e em seus ouvidos (talvez com fones de ouvido).

Seus ouvidos precisam estar ligados o tempo todo naquela língua estrangeira: mesmo enquanto você trabalha, estuda ou faz outras coisas que exigem sua atenção, um leve tom de L2 é útil para o seu aprendizado.

Seguindo bem os conselhos, esse fluxo contínuo ainda será agradável e sustentável. Se este ponto (ou os seguintes) lhe parecerem muito exigentes, volte para a dica número 1.

7. Coloque L2 mais perto de você do que L1

Nos hábitos diários sempre seguimos o caminho menos cansativo. Esta é uma regra dura e rápida que você pode transformar a seu favor organizando o ambiente ao seu redor.

Coloque livros e revistas em L2 à mão de sua mesa/cama/sofá, e aqueles em português (L1) em locais difíceis (ou impossíveis) de alcançar. Marque seu navegador com sites L2, exclua suas músicas não L1, e assim por diante.

8. Instale um app SRS (Software de Repetição Espaçada)

Usando este pequeno programa todos os dias por alguns minutos, você garante que não esquecerá nenhuma palavra ou frase digitada. É um pequeno investimento que acelera muito o aprendizado. Existem diversos apps gratuitos desse tipo que podem ser muito úteis no seu aprendizado diário.

9. Evite comparações

Chegando a um nível intermediário, é fácil se atormentar pensando “Trabalhei tanto e ainda não entendo isso e aquilo, um nativo é muito melhor do que eu nisso, etc.”. Confrontar os outros é em si uma receita para a frustração.

Então, se você se comparar com adultos, que têm uma experiência em L2 mais longa que a sua em dezenas de anos, você corre o risco de uma crise real. Em vez disso, compare-se com versões anteriores de você. Ou com uma criança que nasceu no dia em que você começou a L2. Talvez isso seja uma comparação justa (e recompensadora!). Até a próxima!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments