sábado, agosto 13, 2022
spot_img
InícioSaúde e FitnessEsporte no mundo corporativo: Funcionários entregam melhor desempenho ao iniciar atividades físicas

Esporte no mundo corporativo: Funcionários entregam melhor desempenho ao iniciar atividades físicas

Pesquisa aponta que a motivação dos colaboradores de uma companhia do Reino Unido aumentou em 41%

A ciência já deixou claro, por meio de diversos estudos, que a prática esportiva pode melhorar a vida das pessoas em relação à saúde, à disciplina e ao bem-estar. Porém, o que pouca gente sabe é que o esporte também pode ser uma saída para aprimorar ainda mais o desempenho dos funcionários dentro das empresas. No Reino Unido, 41% dos 200 funcionários de uma empresa apresentaram maior motivação para o trabalho depois de iniciarem as atividades esportivas, segundo um levantamento da Universidade de Bristol.

O mesmo estudo aponta que, após inserir o esporte no cotidiano, a companhia cresceu mais de 30% e acabou com a alta rotatividade de colaboradores. As empresas que investem na qualidade de vida da sua equipe, destacam-se com a alta performance em produtividade, o que interfere diretamente para um melhor clima organizacional.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 47% da população brasileira não realiza exercícios físicos, o que coloca o país como o mais sedentário da América Latina. 

É importante frisar que além de proporcionar bom rendimento em relação ao desempenho no dia-a-dia das funções no trabalho, o bem-estar pessoal proporcionado pelo esporte pode ser o principal motivador para elevar o potencial do funcionário dentro da empresa em que atua. De acordo com Giovana Pinheiro, sócia-fundadora do portal Olimpíada Todo Dia, a prática esportiva pode ser fundamental para a melhora mútua de colaborador e empresa. “As ações desportivas motivadas pelas empresas geram uma relação mais afinca entre o pessoal. Além de motivar o colaborador a praticar um exercício físico, contribui também para o conhecimento mais profundo sobre um determinado esporte, e isso pode se tornar cada vez mais sólido na nossa cultura brasileira“, declara.

Já para Fernando Gavini, sócio-diretor do OTD, a possibilidade de reduzir os danos à saúde dos funcionários é mais um ponto que pode ser crucial na relação entre o empregado e o local de trabalho. “Quando a empresa dá a oportunidade do colaborador cuidar da saúde por meio do esporte, o benefício é imediato e vale para os dois lados. A companhia humaniza a relação com o trabalhador, mostra preocupação com o bem-estar das pessoas e cumpre um papel fundamental com quem atua na organização”, cita Gavini.

De acordo com a OMS, 70% dos problemas de saúde que causam afastamento dos trabalhadores das funções na empresa, são provocados pelo sedentarismo e pela obesidade. O OTD incentiva as ações desportivas nas empresas e cita algumas vantagens de inseri-las no dia-a-dia do funcionário:

  • Melhora da auto-estima dos colaboradores;
  • Elevação do desempenho profissional;
  • Redução dos casos de afastamento por sedentarismo e doenças cardiovasculares;
  • Queda no número da rotatividade entre funcionários e mais engajamento;
  • Estimula a integração entre os colaboradores e gestores;

O OTD, referência em dar mais visibilidade ao esporte brasileiro, inspira a todas as empresas a relevância de adotar como prática as iniciativas esportivas. Realiza projetos e mentorias com atletas e comissões que buscam se profissionalizar, além de prestar consultorias e ministrar palestras para as empresas, com a participação de atletas.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments