terça-feira, agosto 16, 2022
spot_img
InícioNegócios7 dicas importantes sobre controle financeiro empresarial

7 dicas importantes sobre controle financeiro empresarial

Mesmo quem nunca empreendeu deve saber que para manter um negócio funcionando é preciso ter um bom controle financeiro empresarial.

Ter conhecimento de todos os custos, saber quais são os canais de venda de maior sucesso e os produtos que têm maior rentabilidade. Todos esses pontos e muitos outros fazem parte de um bom acompanhamento das finanças do negócio.

No entanto, nem todo mundo tem o conhecimento necessário para fazer essa gestão financeira de maneira eficiente. 

Nos últimos tempos tem sido comum ver amigos e parentes abrindo seus próprios negócios e seguindo o caminho do empreendedorismo em busca de uma melhor qualidade de vida. O desemprego e os baixos salários fazem com que muitas famílias busquem alternativas para se sustentar.

Com isso, vemos essas novas empresas surgindo. O problema é que nem todas elas conseguem sobreviver, já que fazer um controle financeiro empresarial não é algo que todo mundo sabe.

O lado positivo  é que com algumas dicas e processos simples é possível implantar esse controle na sua empresa e melhorar os resultados. Nesse artigo separamos algumas dicas para você controlar as finanças do seu negócio de forma eficiente.

O que é controle financeiro empresarial

O controle financeiro empresarial são as práticas e processos aplicados para acompanhar toda a gestão das contas da empresa. Desde entender as movimentações do fluxo de caixa, analisar as contas de períodos anteriores, implantar relatórios financeiros e fazer um bom planejamento estratégico.

Tudo isso faz parte desse controle das finanças. E, para fazer com que esse gerenciamento tenha sucesso é importante adotar algumas rotinas e hábitos na empresa.

A importância de um bom controle financeiro para empresas

Sabemos que para quem está começando a empreender ou tem um negócio pequeno essa tarefa pode ficar mais difícil. 

Grandes companhias contam com times inteiros dedicados apenas a análise e controle financeiro. Enquanto nas micro e pequenas empresas é preciso realizar todas as tarefas com time reduzido. 

Em muitos casos, o próprio dono do negócio é o responsável por fazer essa gestão. Em meio a tantas outras tarefas, é comum que seja mais difícil alcançar a organização financeira.

No entanto, ter um bom controle financeiro empresarial pode garantir que o seu negócio prospere. Isso porque saber como utilizar os recursos financeiros da empresa é essencial para o sucesso.

7 dicas para organizar as finanças da empresa

Abaixo, separamos algumas formas de melhorar a organização financeira e garantir que as contas da empresa estejam sempre em dia.

  1. Conheça bem suas finanças

O primeiro passo para organizar as contas da empresa é conhecer bem quais são as receitas, despesas, dívidas e investimento.

Comece fazendo um levantamento de toda a movimentação financeira dos últimos meses, de preferência do último ano. Com esses dados é possível analisar quais são os pontos fortes e fracos das finanças da empresa.

Você poderá identificar quais gastos foram desnecessários e a sazonalidade de demanda dos seus produtos ou serviços. Sabendo essas informações fica mais fácil tomar decisões daqui para a frente. 

  1. Faça um planejamento financeiro

Conhecer sua empresa, a sazonalidade do produto e como economizar permite que você planeje como conduzir o negócio.

Em um planejamento financeiro é preciso considerar quais são as fontes de receita e se há variação de faturamento ao longo dos meses, e também prever quais serão os gastos para o próximo período.

Um bom plano também inclui metas e objetivos que servem como guias de como chegar no resultado esperado.

Na hora de fazer esse plano, não esqueça de considerar também cenários alternativos. O ideal é pensar em um cenário mais conservador, onde nem todos os objetivos são alcançados. E, também definir outro mais otimista, quando você tem mais sucesso que o esperado.

Esses cenários alternativos permitem que você preveja o que cortar caso não esteja tendo tanto sucesso ou onde será necessário investir no caso de um aumento de demanda, por exemplo. Assim, ninguém é pego desprevenido.

  1. Acompanhe o fluxo de caixa

Após entender as contas a pagar e receber e traçar um plano, é preciso adotar novas rotinas para controlar tudo de perto. O primeiro ponto é ter visibilidade e acompanhar o fluxo de caixa. 

Só assim será possível manter a saúde das finanças evitando problemas de falta de dinheiro em caixa na hora de pagar as contas. 

Tendo visibilidade das entradas e saídas de dinheiro também é possível renegociar prazos de pagamento com seus fornecedores para evitar dívidas e atrasos.

  1. Defina orçamentos para todas as áreas

Além de ter metas de resultados financeiros, é importante também definir o limite de gasto de cada área e como o dinheiro deve ser utilizado.

Principalmente em empresas que contam com funcionários fazendo a gestão de diferentes áreas, é fundamental informar essas pessoas qual o orçamento para o setor.

Isso evita gastos desnecessários e imprevistos e permite um controle maior sobre as despesas da companhia.

Outra forma de controlar esses gastos é criar rotinas de aprovação para quando as despesas são maiores que o programado. Assim, quando surgir um imprevisto que exija um investimento maior que o definido no orçamento, será necessária uma análise mais completa para a aprovação.

  1. Não misture as contas 

Outro ponto fundamental é manter sempre separadas as conas da empresa das contas pessoais. Em empresas pequenas é muito comum que os sócios usem o próprio dinheiro para custear gastos da companhia.

Misturar essas contas deixa o controle financeiro empresarial muito mais complexo.

  1. Tenha uma reserva de emergência

Nem sempre é possível, mas caso você consiga, separe uma parte do lucro da empresa para um fundo de reserva de emergência.

Esse valor pode ser muito importante em caso de imprevistos ou crises financeiras na empresa.

  1. Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente existem diversas formas de fazer esse controle financeiro da sua empresa. Para isso, você pode utilizar uma planilha financeira e até um sistema de gestão financeira para empresas.
Baixe gratuitamente sua planilha de fluxo de caixa.

Utilizar aplicativos de banco  para acompanhar o extrato da conta e a fatura do cartão de crédito em tempo real também é uma maneira de ter um acompanhamento mais próximo das finanças do seu negócio.

Com essas dicas simples já é possível fazer uma gestão financeira mais eficiente da sua companhia. Colocando algumas rotinas no dia a dia você ganha visibilidade das finanças e garante a saúde financeira da empresa

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments