sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img
InícioSaúde e FitnessEntenda como a má alimentação pode impactar a saúde bucal

Entenda como a má alimentação pode impactar a saúde bucal

Uma dieta saudável e equilibrada, além de manter o corpo sadio, contribui para o fortalecimento da dentição

A boca é a porta de entrada da saúde. Os alimentos ingeridos podem trazer benefícios ou malefícios para o nosso corpo. Por isso, os dentistas sempre alertam sobre a necessidade de atenção com a alimentação dos seus pacientes, além de explicar a importância dos bons hábitos de higiene.

Comidas com alto teor de gordura, aditivos alimentares, sal e açúcar possuem baixos níveis nutritivos e são ligados a condições como obesidade, diabetes, cáries, gengivite e erosão ácida. Segundo o cirurgião-dentista e coordenador do curso de Odontologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Carlos Ribeiro, “esses comestíveis processados contribuem para a produção de ácidos que formam a placa bacteriana, responsáveis pelos danos do dente”.

A saúde bucal é uma das partes do corpo humano que são beneficiadas por meio de uma dieta saudável e equilibrada. Alimentos que são ricos em cálcio, vitaminas e fibras auxiliam no combate das bactérias que ficam na boca. “É indicado evitar açúcar, refrigerantes, álcool e café. Eles podem causar cáries, desmineralizar o esmalte dental e, no caso das bebidas alcoólicas, aumentar a desidratação bucal”, explica.

No entanto, o consumo de leite, peixes, frutas, legumes fibrosos, água e comidas com vitaminas A, B e C são recomendados para manter o cuidado com a saúde bucal. “Existem algumas frutas que são conhecidas como ‘detergentes’, pois elas conseguem eliminar os resíduos que ficaram grudados à superfície dental. Algumas delas são a maçã, pera e laranja”, comenta.

O especialista aborda quais os principais cuidados devem ser tomados para evitar problemas bucais. “O paciente deve manter controlada a ingestão de alimentos doces, afinal, não é necessário eliminá-lo completamente da dieta, mas é preciso diminuir a frequência e sempre realizar a higienização após o consumo. Além disso, é importante sempre escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, e visitar um dentista regularmente para avaliação clínica e prevenção de infecções”, ressalta.

A UNINASSAU possui Clínicas-Escola de Odontologia na Região Metropolitana do Recife que oferecem tratamentos como restaurações, extrações, prótese, tratamento endodôntico (de canal), raspagem e aplicação de flúor. Para agendamento e outras informações, os interessados podem ligar para (81) 3413-4611 – Graças, (81) 3413-4669 – Boa Viagem, ou (81) 2121-5907 – Paulista.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments