quarta-feira, agosto 10, 2022
spot_img
InícioTecnologiaComo a inteligência artificial pode ajudar o ser humano em áreas tecnológicas?

Como a inteligência artificial pode ajudar o ser humano em áreas tecnológicas?

Embora exista grande discussão sobre a inteligência artificial substituir os profissionais, o que se sabe é que ela pode ser uma ótima aliada para ajudar em diversos setores.

Dentro das áreas tecnológicas, a inteligência artificial pode otimizar fluxos de trabalho, gerar maior eficiência para as tarefas e trazer novas possibilidades.


Qual é a importância da inteligência artificial nos dias de hoje?Sendo assim, o que se deve observar é que a inteligência artificial não irá substituir a necessidade do ser humano. Mas, é preciso qualificação para dominar a área e aproveitar ao máximo o que ela tem para oferecer.

A IA (inteligência artificial) se tornou fundamental para as empresas, pois ela proporciona diversas vantagens competitivas como, por exemplo:

  • Tomada de decisão mais precisa com base em dados;
  • Otimização da comunicação com os clientes;
  • Relatórios personalizados de acordo com o perfil do público-alvo;
  • Redução de erros, consequentemente, evitando custos operacionais;
  • Otimização de processos, já que gera mais rapidez e assertividade.

Quais são os principais benefícios da inteligência artificial para as áreas tecnológicas?

De modo geral, um dos principais benefícios da IA para áreas tecnológicas é realizar tarefas repetitivas.

Logo, os profissionais terão como foco coletar dados, fazer análises e aplicar soluções de maneira correta para alcançar os objetivos propostos. Como, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Para exemplificar segue abaixo algumas situações em que a inteligência artificial pode ajudar o ser humano em áreas tecnológicas.

Segurança da informação

Dentre tantas possibilidades da inteligência artificial em segurança da informação uma delas é a capacidade de agir de maneira independente, isto é, sem que seja necessária a supervisão do ser humano.

Desse modo, na presença de alguma ameaça a IA pode tomar medidas responsivas para evitar o ataque. Além disso, com a tecnologia é possível aprimorar técnicas de ataque ou até mesmo criar novas técnicas.

Suporte técnico

O suporte técnico é fundamental para fidelizar clientes, e com a inteligência artificial é possível otimizar diversas tarefas da área.

Um bom exemplo são os chatbots que podem interagir com o consumidor em todos os dias da semana, 24 horas por dia. Assim, independente do horário, ou em feriados, os clientes não ficarão sem suporte.

Outra aplicação é a capacidade da inteligência artificial de direcionar o cliente para o departamento certo, por exemplo, setor de vendas, pós-venda. Com isso, é otimizado o tempo de trabalho dos agentes, já que atenderão apenas casos do setor.

Ainda há situações em que o bot será capaz de solucionar dúvidas e resolver problemas básicos dos usuários. Isso sem a necessidade de encaminhar para um agente.

Desenvolvimento de e-commerce

As possibilidades de integração entre inteligência artificial para o desenvolvimento de e-commerce são inúmeras. Sendo que uma delas são os chatbots que já mencionamos.

O atendimento por robôs pode solucionar dúvidas de consumidores e ajudar no processo de decisão de compra. Além é claro de fazer uma busca inteligente no e-commerce para encontrar produtos que os consumidores desejam.

Outro exemplo da inteligência artificial no e-commerce é a capacidade de recomendar produtos para o usuário com base no perfil.

Como se vê, independente da área, a inteligência artificial veio para auxiliar a otimizar processos. Então, se você é da área tecnológica veja as possibilidades para sua área. Afinal, apenas profissionais qualificados irão se destacar no mercado.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments