sábado, agosto 13, 2022
spot_img
InícioEsportesTimes brasileiros que conquistaram a Tríplice Coroa

Times brasileiros que conquistaram a Tríplice Coroa

Ganhar três campeonatos diferentes em um mesmo ano é uma tarefa extremamente difícil para qualquer clube de futebol. No Brasil, no entanto, algumas equipes conseguiram alcançar esse feito – ainda que poucos foram capazes de repeti-lo. Mas, afinal de contas, quais foram os times brasileiros que conquistaram a Tríplice Coroa.

O nome Tríplice Coroa surgiu na Europa, utilizado para descrever um clube que na mesma temporada conquistou o campeonato nacional, a copa nacional e a copa continental. Esse termo foi importado para o Brasil e ganhou força na década de 2000, mas com moldes diferentes – uma vez que nenhum time brasileiro conseguiu vencer o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores no mesmo ano. 

Ainda assim, o nome Tríplice Coroa foi mantido. Confira os campeões:

Cruzeiro – 2003 

O Cruzeiro é um dos times brasileiros que conquistaram a Tríplice Coroa. Em 2003, eles realizaram o feito de vencer a Copa do Brasil e o Brasileirão no mesmo ano (algo inédito na época) e, de quebra, ainda levaram para casa o título do Campeonato Mineiro. 

Aquela tríplice é lembrada com muito carinho pela torcida da Raposa e com muito respeito pelo torcedor brasileiro de uma maneira geral. Isso porque não apenas as campanhas do Cruzeiro em 2003 foram quase perfeitas, como também o futebol jogado pela equipe. 

O time contava com um dos melhores jogadores do Brasil na época, senão o melhor: o meia Alex. Naquele ano, ele marcou 38 gols em 62 jogos com a camisa cruzeirense, sendo a principal peça da Raposa. O clube ainda contava com outros bons jogadores, como Edu Dracena, Maldonado e Leandro. O técnico era Vanderlei Luxemburgo.

Flamengo – 2019, 2020 e 1981 

Flamengo é não apenas um dos times brasileiros que conquistaram a Tríplice Coroa como, também, o que mais vezes a fez – ao lado de Santos e São Paulo. A equipe rubro-negra levantou três canecos no mesmo ano em três oportunidades: 2019, 2020 e 1981.

Em 1981, a campanha foi marcada pela conquista do Campeonato Carioca, Libertadores da América e Mundial de Clubes. Tratava-se de um time histórico, com alguns dos melhores jogadores da história do Brasil, como Zico, Nunes, Júnior, Andrade, Raul, Lico e por aí vai.

Em 2019 e 2020 o Flamengo voltou a repetir o feito. A campanha de 2019, em específico, é uma das mais marcantes para a equipe rubro-negra. Comandado pelo técnico Jorge Jesus, o clube carioca venceu não apenas o estadual como, também, o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, em um elenco com Gabigol, Bruno Henrique, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Diego e companhia.

Grêmio – 1996

Em 1996, o Grêmio também entrou para a seleta lista de times brasileiros que conquistaram a tríplice anual. Naquele ano, a equipe gaúcha levou para casa os títulos do estadual, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. 

A Recopa trata-se do confronto entre o atual campeão da Libertadores e o atual campeão da então Supercopa. Naquela época, o Grêmio tinha uma equipe incrível, extremamente fort e bem treinada. Entre os destaques daquele time, treinado por Felipão, estavam Paulo Nunes, Jardel, Manoel Tobias, Adilson, Mauro Galvão, Danrlei e por aí vai.

MENÇÕES HONROSAS 

Houve outros times brasileiros que conquistaram a tríplice anual, inclusive, com campanhas históricas. O São Paulo, por exemplo, fez dos anos de suas Libertadores os anos das tríplices: 1992, 1993 e 2005. Atlético Paranaense, Palmeiras, Santos e Bahia também detém esse “título”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments