terça-feira, agosto 16, 2022
spot_img
InícioEsportesOnde estavam os brasileiros campeões da copa do mundo de 2002?

Onde estavam os brasileiros campeões da copa do mundo de 2002?

Em 2022 vai fazer 20 anos que o Brasil se tornou hepta campeão do Mundial de seleções. A última conquista da seleção brasileira é marcada por um time que chega desacreditado, mas com muitos craques no elenco. Mas, afinal de contas, onde estavam os brasileiros campeões da Copa do Mundo de 2002?

Ao contrário do que vemos hoje em dia, em que a grande maioria dos convocados para a seleção brasileira jogam na Europa, naquela época o Brasil era o palco de boa parte dos selecionados. Entre eles, jogadores que fizeram total diferença para a campanha da equipe canarinho na Copa do Mundo. Confira:

Goleiros 

Uma das principais figuras da Copa do Mundo de 2002 sem sombra de dúvidas foi o goleiro Marcos, do Palmeiras. O atleta, que é um dos maiores ídolos da história do verdão, era titular absoluto da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

E o Brasil estava muito bem servido de goleiros na época. O reserva de Marcos era Dida, então jogador do Corinthians, que ainda viria a ser titular da seleção. O terceiro goleiro era Rogério Ceni, provavelmente o maior ídolo da história do São Paulo. 

Zagueiros e Laterais

A defesa da seleção brasileira era, provavelmente, a que contava com o menor número de jogadores atuando no Brasil. Na época, somente dois estavam em clubes brasileiros: o lateral Belletti, do São Paulo, e o zagueiro Anderson Polga, do Grêmio.

Boa parte da equipe defensiva do Brasil da Copa do Mundo de 2002 estava na Europa. O capitão do time, Cafu, atuava pela Roma; Roberto Carlos, pelo Real Madrid; Junior, pelo Parma; Lúcio, pelo Bayer Leverkusen; Roque Júnior, pelo Milan; e Edmílson pelo Lyon.

Meio-campistas 

O meio-campo do Brasil naquela época era uma das partes mais contestadas por parte da torcida. Parte dos brasileiros acreditava que não haviam nomes bons o bastante para transmitirem confiança naquela região, que inclusive não contava com o craque Alex – que havia ficado de fora.

No entanto, os convocados provaram o contrário. Entre os meio-campistas brasileiros campeões da Copa do Mundo de 2002 estavam Vampeta, na época do Corinthians; Gilberto Silva, do Atlético Mineiro; Kleberson, do Atlético Paranaense; Ricardinho, também do Timão; Juninho Paulista, do Flamengo; e Kaká, do São Paulo. 

Atacantes 

Se o meio-campo da seleção brasileira era alvo de dúvidas por parte da torcida, o ataque não era minimamente contestado. Afinal de contas, dos seis jogadores convocados para aquele setor da equipe brasileira, três já eram tidos como craques absolutos – e viriam até mesmo a ganharem a Bola de Ouro. 

O ataque brasileiro contava com Denílson, do Real Betis; Edílson, do Cruzeiro; Rivaldo, do Barcelona; Ronaldinho Gaúcho, do PSG; Ronaldo, da Inter de Milão; e Luizão, do Grêmio. 

O ataque, certamente, foi o setor da seleção brasileira de 2002 que mais fez sucesso durante a Copa do Mundo daquele ano – juntamente com a defesa. Ronaldo Fenômeno foi o craque e artilheiro daquela competição, marcando duas vezes na final contra a Alemanha, que terminou com o placar de 2 x 0.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments