sábado, agosto 13, 2022
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Alimentos ricos em fibras ajudam a regular a função intestinal

Eles também podem inibir o crescimento e a proliferação de células cancerígenas no intestino

Consumir frutas, verduras, frutos secos, vegetais como feijão, milho e lentilha é fundamental para manter a saúde em dia. Aveia, linhaça e gérmen de trigo, também são ricos em fibras e essenciais para quem busca o bom funcionamento do organismo. Optar por refeições com alto valor nutricional pode melhorar o colesterol, controlar a diabetes, auxiliar no combate a doenças do coração e regular a função do intestino. A fibra é muito importante de ser consumida porque é um carboidrato não digerível e fonte de energia, que atua como combustível para o corpo.

Segundo o nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, Diego Ricardo, uma dieta rica em fibras pode trazer benefícios como a manutenção da saúde intestinal, que estimula o trânsito no intestino e contribui com a consistência das fezes, prevenindo diarreia e constipação. “As fibras colaboram para que apenas as substâncias necessárias sejam absorvidas pelo nosso organismo e contribui para a eliminação do excesso de glicose (açúcar), do colesterol e dos triglicérides do sangue. Por isso, é tão importante não optar por alimentos industrializados e refinados. Descascar mais e desembalar menos”, conta.

Olhar o rótulo e saber ler as embalagens é bastante importante para quem pretende buscar uma alimentação mais saudável. É necessário tomar cuidado com pães, torradas, biscoitos e cereais que são intitulados como “fit” e “integral”. “A indústria alimentícia oferece alimentos saudáveis, mas nem todos que possuem essas chamadas fazem parte desse grupo. É preciso atenção”, comenta Diego.

A quantidade ideal do consumo diário de fibras é de 25 a 30g por dia, acompanhados de 2 litros de água. “Quem precisa melhorar a função intestinal, deve apostar em grãos, farelos, farinhas integrais, vegetais como agrião, alface, beterraba, brócolis ou rúcula e frutas como abacaxi, maracujá, banana, caju, ameixa ou melancia. O mais importante é buscar um nutricionista e ser orientado com a ajuda de um profissional”, finaliza. 

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