sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img
InícioEconomiaACSP: varejo paulistano cai 3% em Junho

ACSP: varejo paulistano cai 3% em Junho

Sem fator Dia das Mães movimento fica negativo, mas na expectativa para o mês que teve menos dias úteis que maio

A movimentação no varejo paulistano fechou junho com queda de 3,2%, de acordo com dados do Balanço de Vendas. O indicador foi elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com base na amostra da Boa Vista.

Na comparação interanual, o dado apontou alta de 61%. A explicação, de acordo com o economista Marcel Solimeo, ainda se dá pela fraca base de comparação entre o período. “É um crescimento importante, mas, sob análise mais detalhada temos que considerar que no ano passado ainda havia restrições para o setor, impedindo o pleno funcionamento do comércio”, admite.

Para Solimeo, a expectativa para os próximos meses é de crescimento com a injeção de recursos extras como a antecipação do 13º salário aos trabalhadores, saques do FGTS, auxilio dos servidores municipais e estaduais e aumento do valor do Auxílio Brasil.

Fora do contexto pandêmico, os reflexos do fechamento dos estabelecimentos comerciais ainda são sentidos. Em junho, o Balanço de Vendas registrou outra queda: 7,3% se comparado com o mesmo mês de 2019. “Nesse momento, o principal fator que prejudica a economia é a inflação em patamar alto. Com isso há perda do poder de compra das famílias e consequentemente menor consumo”, disse. 

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments