sábado, agosto 13, 2022
spot_img
InícioEducaçãoLiteratura brasileira será protagonista da 21ª FIL

Literatura brasileira será protagonista da 21ª FIL

Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto ocorre entre 20 e 28 de agosto – em formato híbrido. Programação extensa reúne salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops. Todas atividades são gratuitas à população

Alinhavada pelo tema central “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a 21ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto coloca a produção literária nacional como protagonista do evento, com homenagens a autores icônicos que representam diferentes gêneros e momentos históricos brasileiros: Ariano Suassuna, Carolina Maria de Jesus, Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autora Educação) e João Augusto (autor local). Também serão homenageados o empresário Isaac Peres (patrono) e a professora Isabel Cassanta. O evento acontece em Ribeirão Preto, entre 20 e 28 de agosto – em formato híbrido.

Neste ano, a programação da FIL – inteiramente gratuita – marca a retomada das atividades presenciais – que ficaram dois anos suspensas por conta da pandemia do Coronavírus -, sem abrir mão das transmissões on-line que passaram de alternativa às restrições sanitárias à modalidade obrigatória, ampliando o alcance e a participação de públicos de todo o Brasil e do exterior. O acesso virtual será por meio da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora do evento, pelo endereço www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terá cerimonial de abertura no dia 19 de agosto, no palco principal do Theatro Pedro II, às 19 horas. Durante os nove dias de realização do evento, o público terá à disposição um amplo leque de atividades, como salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops.

Valorização da Língua Portuguesa

Trazer a literatura brasileira como destaque e baliza de toda a agenda da FIL 2022 representa um importante marco dentro da própria história do evento, que sempre esteve focado no incentivo à descoberta da magia dos livros e do prazer da leitura, e no estímulo à formação de novas gerações de leitores. “Esta edição promove uma celebração da nossa língua nacional, tão rica e expansiva, num reconhecimento de uma das mais fortes identidades culturais do nosso país”, destaca Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, acrescenta que o tema escolhido para a 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto oferece ao público uma oportunidade de aproximação da produção literária brasileira para além do que a grande mídia divulga. “Nosso desafio neste evento foi roteirizar, de uma maneira ampla e completa, um mergulho pelo Brasil impresso nos livros, com conteúdo expressivo e reflexivo, de forma a dialogar com produções de escritores de todos os cantos do nosso país, que trazem recortes da nossa pluralidade histórica e cultural”, comenta Dulce Neves.

Com 21 anos desde sua criação, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tornou-se um dos maiores eventos culturais do Brasil e terá neste ano mais de 200 atividades, contemplando públicos de todas as idades. O festival literário também será 100% acessível, com interpretação em Libras e legendas nas transmissões on-line para participantes de qualquer localidade.

Desde sua primeira edição, a FIL contou com a participação de mais de 3 mil escritores reconhecidos internacionalmente, público médio de mais de 180 mil pessoas nas duas últimas edições presenciais  e atendimento a mais de 15 mil estudantes nas agendas específicas para este público. Em 2021, na primeira experiência totalmente on-line, foram oferecidas 110 horas de programação, com registro de acesso de mais de 30 mil pessoas, em 27 países. “Estamos em constante evolução, sempre buscando formar leitores cidadãos. É uma tradição que se renova ano a ano”, finaliza a curadora Adriana Silva.

Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 20 a 28 de agosto deste ano, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto e traz como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”.  A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento. 

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

A intenção dos organizadores é que, neste ano, a FIL ofereça uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades.  Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

SERVIÇO:

O que: 21ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) com destaque para a cerimônia de abertura do evento, em 19 de agosto, às 19h, na sala principal do Theatro Pedro II.
Data da FIL:  20 a 28 de agosto/2022

Para saber mais sobre a 21ª FIL :
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments