O Republicanos anunciou nesta quinta-feira (20) a expulsão do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, dos quadros do partido. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ética Nacional da legenda depois que Manga declarou apoio à campanha da esposa, Sirlange Maganhato, candidata a deputada federal pelo União Brasil.
A votação ocorreu no dia 6 de agosto e terminou com 5 votos a 0 pela expulsão. O partido considerou que Manga descumpriu as regras internas ao fazer campanha para uma candidata de outra legenda. Em julho, ele já havia sido suspenso enquanto o caso era analisado.
O episódio começou depois que o prefeito publicou um vídeo gravado na sede do União Brasil em Sorocaba. Nas imagens, Manga aparece ao lado da esposa e declara apoio à candidatura dela. O Republicanos entendeu que a atitude contrariava o dever de fidelidade ao partido. Em palavras simples, a legenda considerou que um de seus filiados estava fazendo campanha para uma candidata de outro partido.
Mesmo durante o processo, Manga afirmou que não deixaria de apoiar Sirlange. Antes da decisão final, ele chegou a dizer que preferia continuar ao lado da esposa, mesmo que isso pudesse levar à expulsão. Após o anúncio, a assessoria do prefeito confirmou a saída do Republicanos. Manga informou que seguirá apoiando a candidatura da mulher.
Manga continua prefeito de Sorocaba
A expulsão do Republicanos não significa que Rodrigo Manga perde o cargo de prefeito. Prefeitos são eleitos pelo chamado sistema majoritário, no qual vence o candidato que recebe mais votos. O Tribunal Superior Eleitoral estabelece que a perda do mandato por mudança de partido não se aplica a cargos eleitos dessa forma.
Manga foi reeleito prefeito de Sorocaba em 2024. Com a expulsão, ele deixa de fazer parte do Republicanos, mas continua no comando da prefeitura.