Internacional INTERNACIONAL
O Irã acusa os estados unidos de impedirem a participação do chefe do setor nuclear do país em uma conferência da Onu, em Viena
Teerã considerou a decisão injustificada e convocou um representante da Áustria.
14/09/2026 17h03
Por: Redação - Vinicius Fonte: AGENCIA FRANS PRESS
AGENCIA FRANS PRESS

O Irã denunciou que o chefe de seu setor nuclear não pôde comparecer a uma conferência anual na sede da agência de energia atômica da ONU em Viena.

Segundo informou a televisão estatal nesta segunda-feira, “Mohamad Eslami e sua delegação pegaram um voo regular para a capital austríaca no sábado, mas foram impedidos no caminho devido a obstruções dos Estados Unidos”, razão pela qual o alto funcionário retornou a Teerã.

O Ministério das Relações Exteriores da República Islâmica convocou o encarregado de negócios da Áustria no país, diante do que considerou ações “totalmente injustificadas”.

Esmail Baqai, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã
“Está claro para nós que esse incidente ocorreu devido às pressões dos Estados Unidos, mas isso não exime o governo austríaco de toda responsabilidade.”

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, afirmou que Eslami “é um indivíduo sancionado” e solicitou uma “isenção”, que “foi negada”.

Em 28 de fevereiro, os Estados Unidos e Israel desencadearam uma guerra contra o Irã, argumentando que seu programa nuclear representava um perigo.

Os dois países, assim como os europeus, suspeitam que Teerã quer ter armas atômicas, mas a República Islâmica nega categoricamente a acusação.