Política NACIONAL
Presidente da Oab rejeita pautar afastamento de Alexandre de Moraes em reunião.
Beto Simonetti alegou que já foi decidido criar uma comissão para debater o assunto.
15/09/2026 16h36
Por: Redação - Vinicius Fonte: RBTV
RBTV

Presidente da oab (ordem dos advogados do brasil).

Beto simonetti, rejeitou pautar, na reunião do conselho federal do órgão desta segunda-feira (14), o tema sobre o afastamento do ministro do supremo tribunal federal alexandre de moraes. 

O pedido foi feito pelo conselheiro de minas gerais marcelo tostes. 

Simonetti respondeu dizendo que, na semana passada, já foi decidido criar uma comissão da oab para debater o assunto e que, quando o trabalho do colegiado estiver concluído, o conselho irá analisar o relatório.  

Vieram a público informações de que o ministro alexandre de moraes teria participado da revisão de contrato de honorários celebrado entre o banco master e o escritório de advocacia de sua esposa, cujo o valor supera 120 milhões de reais.

Eu pergunto: um fato dessa dimensão não é suficiente ao menos para que o conselho federal da oab avalie a necessidade de um afastamento cautelar do ministro? Questionou o conselheiro. 

Afirmou também que na semana passada, diversas seccionais da oab se manifestaram diante da gravidade dos fatos.

A oab do distrito federal foi além e, por deliberação de seu conselho pleno, aprovou o encaminhamento ao conselho federal de proposta para a abertura de processos de impeachment dos ministros alexandre de moraes e dias toffoli e que o colégio de presidentes, convocado por vossa excelência, também já se manifestou.