Educação São Sebastião - SP
São Sebastião promove formação sobre violência doméstica para estudantes da rede municipal de ensino
Atividade do ‘OAB Vai à Escola’ utilizou o ‘Violentômetro’ para abordar sinais de violência, direitos e prevenção com alunos dos 8º anos da E.M. Pr...
30/09/2026 17h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

Atividade do ‘OAB Vai à Escola’ utilizou o ‘Violentômetro’ para abordar sinais de violência, direitos e prevenção com alunos dos 8º anos da E.M. Prof.ª Luíza Helena de Barros

A E.M. Prof.ª Luíza Helena de Barros, em Barequeçaba, recebeu na segunda-feira (28/9) uma ação do projeto ‘OAB Vai à Escola’, em parceria com o programa ‘Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola’. Com o tema ‘Violência Doméstica’, a atividade reuniu 44 estudantes dos 8º anos do Ensino Fundamental II em um momento de diálogo, informação e reflexão sobre a prevenção da violência e a construção de relações mais saudáveis.

Com uma abordagem interativa e linguagem adequada ao público adolescente, a atividade apresentou diferentes formas de violência doméstica, sinais de alerta e os impactos de comportamentos abusivos nas relações familiares e afetivas. Um dos destaques foi a aplicação do jogo educativo ‘Violentômetro’, conduzida pela defensora pública Alessandra Pinho. A dinâmica convidou os estudantes a analisar situações do cotidiano e reconhecer comportamentos que podem indicar diferentes níveis de violência, desde atitudes aparentemente sutis até situações mais graves.

A atividade contou com a participação da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de São Sebastião, Jaquelline Santana; da presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Cláudia Cantanhede; da defensora pública Alessandra Pinho, responsável pela palestra; e da professora Teresinha Filgueiras. A iniciativa as entidades em uma ação voltada à educação em direitos e à prevenção da violência no ambiente escolar.

Durante o encontro, os estudantes também tiveram contato com temas como direitos fundamentais, dignidade da pessoa humana, igualdade e cultura de paz. Ao aproximar os jovens do Sistema de Justiça, a ação contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de proteção e os canais de apoio disponíveis, fortalecendo a compreensão de que informação e acesso a direitos também são ferramentas de prevenção.

#PraTodosVerem:Inicialmente, uma plateia de estudantes sentados em mesas observa uma apresentação, com adultos em pé ao fundo. Em seguida, um grupo menor de alunos com uniformes brancos e azuis fica em pé à frente da plateia, enquanto uma professora fala ao microfone. Em outro momento, uma professora vestida com blusa verde e calça branca está em pé à frente da sala, gesticulando, enquanto uma aluna sentada de costas segura um microfone para falar. A sequência termina com cinco mulheres adultas posando lado a lado, sorridentes, diante de uma parede decorada com cartazes coloridos. Fim da descrição.