Geral Ceará
Sobrado Dr. José Lourenço realiza roda de conversa sobre artesanato e a cidade na CeArt
A conversa será ministrada pelo designer cearense Érico Gondim A roda de conversaArtesanato, Ocupação Poética e Cidadeacontece com o designer Érico...
08/10/2026 09h48
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

A conversa será ministrada pelo designer cearense Érico Gondim 

A roda de conversaArtesanato, Ocupação Poética e Cidadeacontece com o designer Érico Gondim, nesta quinta-feira (8/10), às 14h, na Central de Artesanato do Ceará (CeArt). A atividade pretende ser um momento de escuta, acolhimento e partilha de questões relevantes dentro do mercado do Artesanato e do Design, com base em metodologias e processos criativos realizados em comunidades produtivas do estado do Ceará e no Brasil.

Tem o intuito de contextualizar o artesanato dentro de um novo panorama criativo contemporâneo, destacando sua importância para a economia criativa nacional. Uma ação gratuita e tem classificação indicativa a partir dos 18 anos de idade. Para participar, basta se inscrever pelo no link do Sympla na bio do instagram e por AQUI.

O debate faz parte do programa “Percursos”, idealizado pelo Sobrado – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante. É uma parceria com a Rede Cria, através do projeto Artesanias em Rede – Mulheres do Mar.

Conheça o ministrante

Érico Gondim é cearense, designer de produtos e artista visual, fascinado por processos de experimentação e manualidades artesanais. Procura sempre em seus projetos usar materiais, processos e estruturas inusitadas com o fim de oferecer soluções inovadoras para o design, as artes visuais e o artesanato. Seus objetos autorais são caracterizados por explorar textura, estruturas táteis e interativas.

Conheça o Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004 e restaurado em 2006, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e inaugurado em 31 de julho de 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará que está em restauro para sua conservação preventiva. Realiza o programa “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Sobrado Dr. José Lourenço realiza roda de conversa sobre artesanato e a cidade na Central de Artesanato do Ceará (CeArt)

Dia(s): 8 de outubro de 2026

Horário: 14h 

Local: Central de Artesanato do Ceará – CeArt ( Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota, Fortaleza/CE )

Classificação indicativa: a partir de 18 anos | Atividade gratuita

Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154

Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 9 9986.5086 (WhatsApp)