Terça, 13 de Outubro de 2026
17°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Hospital de Emergência do Agreste realiza 11ª captação de múltiplos órgãos para transplantes

Fígado, rins e córneas devem garantir mais qualidade de vida a pacientes que aguardavam na fila de transplantes

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Alagoas
13/10/2026 às 13h35
Hospital de Emergência do Agreste realiza 11ª captação de múltiplos órgãos para transplantes
O fígado, um rim e duas córneas foram destinados a Alagoas, enquanto o segundo rim seguiu para Santa Catarina - Karla Barros / Cortesia
Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou no sábado (10) a 11ª captação múltipla de órgãos e tecidos para transplante da unidade. Foram captados um fígado, dois rins e duas córneas. O fígado, um dos rins e as duas córneas foram destinados a Alagoas, enquanto o outro rim seguiu para Santa Catarina.


A doadora foi uma mulher de 57 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que estava internada na Unidade de AVC do HEA. Após a confirmação da morte encefálica, seguindo o protocolo estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a família disse sim à doação.


A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, destacou a importância da decisão familiar para os pacientes que aguardavam na lista de transplantes. “Ficamos muito felizes com a decisão da família de autorizar a doação de órgãos e tecidos. Mesmo em um momento de tanta dor, esse gesto permite que outras pessoas tenham a oportunidade de recuperar a saúde e conquistar mais qualidade de vida”, afirmou Bárbara Albuquerque.


A captação contou com a atuação de profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO), vinculada à Central de Transplantes de Alagoas, e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Emergência do Agreste.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários