
O mês de setembro foi marcado pela campanha nacional de conscientização sobre a inclusão e a garantia de direitos das pessoas com deficiência. Denominada Setembro Verde, a iniciativa buscou conscientizar a sociedade em torno do combate ao capacitismo e, dessa forma, eliminar barreiras à participação social.
Com destaque para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a mobilização amplia a importância da acessibilidade, da autonomia e da igualdade de oportunidades, incluindo o acesso à educação, à cultura e à leitura.
Na literatura, a inclusão também é tema de obra de Graciliano Ramos. EmA Terra dos Meninos Pelados, o escritor apresenta Raimundo, um menino careca e com um olho de cada cor.

Vítima de discriminação por sua aparência, o garoto descobre Tatipurun, um mundo imaginário habitado por crianças como ele. Nesse universo fantástico, animais e plantas falam, e Raimundo vive encontros que trazem reflexões sobre amizade, respeito e convivência.
Lançada durante a edição 2025 da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a obra integra a Coleção Graciliano Ramos, publicada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e que reúne sete títulos, sendo três infantojuvenis. Na oportunidade, o livro também ganhou uma versão em braile, concebida em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e a Escola de Cegos Cyro Accioly.

O projeto contou com o apoio técnico de profissionais especializados na transcrição e revisão do sistema de escrita e leitura, como explica a coordenadora editorial da Imprensa Oficial, Clarice Maia.
“Essa parceria foi fundamental. Com ela, a Imprensa Oficial fez, pela primeira vez no estado, um livro inteiro em braile, e isso foi um marco muito importante. Começamos a trilhar esse caminho e, portanto, a entender como publicar obras acessíveis, de forma que também possamos acolher as pessoas que leem em braile. Foi um momento inesquecível, por ocasião da Bienal de Alagoas, quando tivemos a oportunidade de promover uma ampla divulgação desse trabalho”, ressalta Clarice.
Para a coordenadora, a iniciativa destaca a necessidade de se contemplar diferentes públicos, para além da população cega ou com baixa visão.
“É importante lembrar que esse público é apenas um pedaço do todo. Ou seja, ainda temos outros grupos que precisam dessa atenção e cuidado, para que todos tenham a condição de acessar essa e outras obras. Demos um passo importante, superando barreiras com a versão em braile deA Terra dos Meninos Pelados”, emenda Clarice, acrescentando que a Imprensa Oficial planeja lançar outros títulos acessíveis já na próxima edição da Bienal do Livro, em 2027.

Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maurício Bugarim, a iniciativa demonstra, sobretudo, o cuidado com a inclusão. “Esse livro em braile representa um marco na nossa trajetória porque traduz em ação concreta o nosso compromisso com a acessibilidade e com o direito à leitura, para que a produção editorial pública seja, de fato, inclusiva e democrática”, avalia.
A versão em braile da obra de Graciliano não está disponível para venda, visto que sua produção será destinada, inicialmente, a instituições públicas. Mas o livro no formato convencional, que conta com ilustrações de Kauê Oliveira, pode ser adquirido na sede da Imprensa Oficial, localizada na Avenida Fernandes Lima, s/n, bairro Gruta de Lourdes, em Maceió, ou pelo site www.livrariagracilianoramos.com .br. Outra opção é manter contato por meio do número (82) 3315-8346 (somente WhatsApp).
*Estagiário sob supervisão.