Educação Ensino Superior
Curitiba testa projeto de leitura desenvolvido por estudantes idosos da Unespar
A iniciativa é resultado de um trabalho de conclusão de curso que integra o programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) do Governo do Para...
14/10/2026 17h38
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Os moradores da região do Cajuru, em Curitiba, ganharam nesta quarta-feira (14) um espaço comunitário de leitura idealizado por oito estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A iniciativa é resultado de um trabalho de conclusão de curso que integra o programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) do Governo do Paraná, voltado ao envelhecimento ativo e à inclusão social dessa parcela da população. Instalado na Rua da Cidadania do Cajuru, o projeto reúne cerca de 250 títulos, incluindo clássicos da literatura e obras infantis.

Sem custos, a biblioteca comunitária reforça a importância da sustentabilidade, utilizando madeira reaproveitada e caixas de frutas e verduras como prateleiras, além de livros doados. O empréstimo é baseado na confiança, sem bibliotecário atuando na guarda do acervo. Os interessados anotam a retirada em um registro manual disponível no local. A orientação é devolver a obra em bom estado e, se possível, doar novos títulos para ampliar a coleção, com exceção de apostilas, manuais e livros religiosos.

A líder do projeto, a bibliotecária aposentada Edite Viana dos Santos Alves, diz que participar da Unapi representou um grande desafio e aprendizado. “Aplicamos o que aprendemos em sala de aula e também na prática. Esse espaço comunitário de leitura foi pensado para a pessoa idosa e para a comunidade em geral, o que mostra que podemos criar outras atividades e transformar a vida de muitas pessoas por meio dos livros, incentivando a leitura, diminuindo o estresse e cuidando da saúde mental”, afirma.

Ela explica que o grupo optou por um espaço de leitura com livros físicos por acreditar na necessidade de desacelerar em um mundo cada vez mais conectado a telas. “O livro proporciona experiências diferentes, como o prazer de folhear as páginas, de sentir o livro nas mãos e de mergulhar em uma história sem tantas distrações. Queremos que este espaço seja um convite para as pessoas descobrirem o prazer de ler e de compartilhar experiências, pois acreditamos que o livro físico tem um encanto próprio e merece continuar vivo”, salienta Edite.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO– O programa Unapi é desenvolvido pelas secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Ao longo de um ano, os idosos participam de um curso de extensão com carga horária total de 512 horas, que contempla encontros presenciais duas vezes por semana em turmas de 20 a 40 alunos e atividades online. A Unespar é responsável pelo conteúdo pedagógico e a certificação dos participantes com frequência mínima de 75%.

Para o professor Sebastião Cavalcanti Neto, que coordena o programa na Unespar, a Unapi aproxima a universidade da pessoa idosa e abre espaço para a realização de sonhos. “A Universidade Aberta à Pessoa Idosa é uma oportunidade para que os idosos, depois de criarem os filhos e netos, voltem a estudar e continuem se desenvolvendo. Essa experiência favorece um envelhecimento ativo e saudável e também traz o conhecimento dessas pessoas para os estudantes da graduação, em uma troca intergeracional de saberes”, afirma.

O conteúdo é adaptado aos temas de interesse da população idosa e inclui palestras e oficinas sobre direitos, administração financeira e alimentação saudável e ações de integração comunitária. O curso é gratuito e aberto a pessoas com 60 anos ou mais, sem exigência de escolaridade. O trabalho de conclusão de curso pode ser produzido em formato de vídeo, texto científico, material didático ou intervenção comunitária, a exemplo do espaço de leitura do Cajuru.

Além da Capital, nove municípios aderiram à primeira fase do programa: Adrianópolis, Campo Magro, Campina Grande do Sul e Colombo, na Região Metropolitana; Amaporã e Planaltina do Paraná, no Noroeste; Antonina, no Litoral; Ariranha do Ivaí e Borrazópolis, no Vale do Ivaí. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi), por meio da Semipi, destinou aproximadamente R$ 2 milhões para o fortalecimento na Unapi, com recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa.

EXPANSÃO- Em junho deste ano, a Seti publicou um edital no valor de R$ 631 mil em recursos do Fundo Paraná de fomento científico para expandir essa formação para mais municípios paranaenses, com a capacitação de agentes multiplicadores e a implementação da Rede Universidade Aberta à Pessoa Idosa do Paraná (Rede Unapi-PR). A Unespar vai coordenar a rede, que agora envolve as outras seis universidades estaduais. Atualmente, 77 municípios iniciaram as atividades.