
O Museu do Mar, em Parnaíba, será palco do Encontro dos Pontos e Pontões de Cultura da Planície Litorânea, nesta sexta e sábado, 23 e 24 de outubro. O evento reunirá representantes de organizações culturais, artistas, produtores, coletivos e demais fazedores de cultura da região, com o objetivo de promover a troca de experiências, fortalecer a articulação entre os agentes culturais e ampliar o diálogo sobre as políticas públicas voltadas à valorização das manifestações culturais locais.
A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Cultura Viva, instituída pela Lei nº 13.018/2014, que reconhece e valoriza as atividades culturais desenvolvidas pelas comunidades. A política tem como princípio o protagonismo dos próprios agentes culturais, incentivando a preservação das tradições, a diversidade de expressões artísticas e o fortalecimento das identidades culturais dos territórios.
A Planície Litorânea, formada por 11 municípios, reúne uma diversidade de manifestações culturais que expressam a riqueza histórica e a identidade da região. Entre elas estão tradições populares, grupos de dança, música, teatro, capoeira, artesanato e outras expressões culturais comunitárias que contribuem para a preservação da memória e a transmissão de conhecimentos entre gerações.
Os Pontos de Cultura são grupos, coletivos ou organizações da sociedade civil reconhecidos por desenvolver atividades culturais em suas comunidades. Já os Pontões de Cultura desempenham um papel estratégico na articulação dessas iniciativas, promovendo formação, mobilização, intercâmbio de experiências e integração entre diferentes territórios.
O fortalecimento dessas redes também integra as ações do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que vem ampliando as políticas de reconhecimento, valorização e incentivo às iniciativas culturais comunitárias.
Para o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, encontros como esse representam uma oportunidade de aproximar o poder público de quem mantém vivas as tradições culturais piauienses. “Os Pontos e Pontões de Cultura representam a força das nossas comunidades e a diversidade das expressões culturais do Piauí. São iniciativas que preservam nossas tradições, valorizam nossos artistas e fortalecem a identidade dos territórios. Reunir esses agentes na Planície Litorânea é uma oportunidade de ampliar o diálogo, ouvir suas demandas e construir, de forma coletiva, caminhos para que a cultura continue sendo um instrumento de cidadania, inclusão e transformação social”, destaca o secretário.

Durante os dois dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir os desafios enfrentados no desenvolvimento de suas atividades e conhecer possibilidades de fortalecimento e integração das redes culturais.
“O Encontro dos Pontos e Pontões de Cultura da Planície Litorânea é uma iniciativa do Coletivo Cabaça, Pontão de Cultura da região, financiada com recursos remanescentes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Nosso objetivo é fortalecer e mapear os Pontos de Cultura já existentes, além de apoiar os grupos e coletivos que ainda não possuem certificação. Queremos construir uma rede cultural no litoral piauiense, capaz de promover ações conjuntas e aproximar os municípios. Desenvolvemos muitas atividades em parceria com a capital, mas também precisamos fortalecer os vínculos com quem está mais próximo de nós, valorizando os grupos menores e ampliando as oportunidades de trabalho e desenvolvimento cultural. A PNAB nos inspira a avançar nessa organização coletiva e reforça a urgência de consolidarmos uma rede cada vez mais integrada e atuante”, destaca Ryck Costa, diretor do Coletivo Cabaça e organizador do encontro.
A programação é voltada tanto para grupos e organizações já reconhecidos como Pontos ou Pontões de Cultura quanto para iniciativas que desejam obter o reconhecimento e integrar a Política Nacional de Cultura Viva.
Mais do que um espaço de debates, o encontro busca valorizar aqueles que fazem a cultura acontecer diariamente nas comunidades, reconhecendo seu papel na preservação do patrimônio cultural, na formação de novas gerações e no desenvolvimento social dos municípios piauienses.
Ao reunir diferentes experiências e expressões culturais em Parnaíba, o evento reforça a importância da participação coletiva na construção de políticas públicas e no fortalecimento da Cultura Viva em todo o Piauí.
PROGRAMAÇÃO
23 DE OUTUBRO DE 2026 (SEXTA-FEIRA)
17h – Credenciamento
18h – Fuxico Bom: Como se tornar um Ponto ou Pontão de Cultura e quais são as oportunidades de fazer parte da Rede Cultura Viva
19h – Concerto Violão Imaginário
Curso de Música da UFDPar
A obra para violão de H. Villa-Lobos
Com Cris Braga e participação especial de Marcus Held (violino).
24 DE OUTUBRO DE 2026 (SÁBADO)
PARNAÍBA, TERRITÓRIO DA CULTURA!
8h – Credenciamento e boas-vindas
8h30 – Abertura institucional
Comitê de Cultura no Piauí
Coletivo Cabaça
9h – Círculo de Cultura: Território, Democracia e Participação Social — Como fortalecer a participação no Conselho de Cultura?
Com Andreia Barreto, coordenadora de Projetos e Parcerias do Comitê de Cultura no Piauí.
9h30 – Bate-papo: Cultura e Diversidade
11h – Encontro de Culturas:
Sueli Alves — Cantora
Eudes Sousa — Cordelista
Grupo de Dança Raízes do Nordeste — Trecho do espetáculo Parnaíba, Cidade Princesa
Boi Novo Fazendinha
Balé Popular da Planície Litorânea — Espetáculo Retirantes