Justiça MPMA
GAECO/MPMA e SEIC prestam apoio a operação do Ministério Público do Ceará contra organização criminosa
O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em conjunto com a Superinten...
29/10/2026 16h40
Por: Redação Fonte: MPMA

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), prestou apoio à Operação Dupla Face, deflagrada nesta quinta-feira (29) pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

No Maranhão, equipes do GAECO/MPMA e da SEIC cumpriram um mandado de busca e apreensão e mandado de prisão no município de Capinzal do Norte, em apoio às investigações conduzidas pelo GAECO do Ceará.

A operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa supostamente integrada por agentes de segurança pública, investigados por utilizar suas funções para a prática de atividades ilícitas.

Ao todo, a operação resultou na prisão de três policiais e de um informante no sistema prisional, além do cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Aquiraz, no Ceará, e Capinzal do Norte, no Maranhão.

Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam um indivíduo vinculado a uma organização criminosa para realizar a compra de drogas e, posteriormente, simulavam abordagens policiais em viaturas caracterizadas, sem formalizar as ocorrências ou realizar as prisões e apreensões correspondentes.

Durante a operação, foram apreendidos armamentos, um bloqueador de sinal de GPS e um drone, equipamentos que podem ter sido utilizados nas atividades investigadas.

A ação contou ainda com a participação de órgãos de inteligência e forças policiais do Ceará, reforçando a importância da atuação integrada entre instituições de segurança pública e Ministérios Públicos estaduais no enfrentamento às organizações criminosas.

As investigações seguem sob responsabilidade do GAECO do MPCE, com o objetivo de esclarecer os fatos e identificar outros possíveis envolvidos. O procedimento tramita sob sigilo.

Redação:CCOM-MPMA