Dezenas de estabelecimentos de empresas como Carrefour e Ikea sofreram um ataque cibernético que elevou drasticamente as temperaturas de seus sistemas de refrigeração nesta segunda-feira.
Em meados de outubro, um ataque similar afetou centenas de supermercados na França, que foram obrigados a descartar enormes quantidades de produtos frescos e congelados.
Também na Suécia, algumas redes de distribuição relataram nesta segunda-feira um forte aumento de temperatura em seus refrigeradores e congeladores, que estragou seus produtos.
Um porta-voz belga do grupo Carrefour afirmou que o impacto do incidente ‘é muito limitado’.
E explicou que afetou apenas 15 das 700 lojas do grupo no país, e não todos os refrigeradores.
Uma porta-voz da Ikea Bélgica disse que um ciberataque em sua loja em Mons, no sudoeste do país, fez a temperatura dos congeladores subir subitamente na manhã desta segunda-feira.
E destacou que a loja foi a única afetada da rede ‘porque usa um fornecedor diferente das outras’ na Bélgica.
As redes de distribuição Intermarché e Colruyt também enfrentaram problemas técnicos nos sistemas de refrigeração de algumas lojas, mas sem mencionar um ciberataque.