Washington lançou ataques limitados contra uma ilha iraniana no Estreito de Ormuz nesta terça-feira, segundo a imprensa dos Estados Unidos.
Horas antes, o presidente Donald Trump elogiou os avanços diplomáticos com Teerã.
Os bombardeios, noticiados primeiro pelo Wall Street Journal, atingiram a ilha de Qeshm, que, de acordo com a imprensa estatal iraniana, foi alvo de cinco explosões em rápida sucessão.
Funcionários do governo americano que falaram sob a condição de anonimato, citados pelo The Wall Street Journal e por outros veículos, descreveram os ataques como de natureza defensiva.
O jornal afirmou que esta é a mais recente de várias ofensivas não declaradas e que as ações não foram anunciadas publicamente para evitar dar a impressão de que Washington pretendia retomar operações de combate em larga escala.
O Comando Central dos Estados Unidos, responsável pelas operações no Oriente Médio, ainda não tinha comentado as informações.
Os Estados Unidos, com ajuda de Israel, iniciaram a guerra com uma grande onda de ataques surpresa contra o Irã no fim de fevereiro, mas não alcançaram seus objetivos militares e o conflito permanece estagnado há vários meses.
Na segunda-feira, Trump disse que um acordo com Teerã ‘pode acontecer’.
A declaração foi dada um dia antes das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, nas quais, segundo as pesquisas, os eleitores devem provocar uma grande derrota ao Partido Republicano, em parte devido ao descontentamento com a guerra e com a inflação que ela causou.