A inadimplência alcançou 51,1% da população em setembro de 2026, o equivalente a 84,2 milhões de pessoas. Os dados são do Mapa da Inadimplência do Serasa e constataram que o país acumula R$ 597,4 bilhões em dívidas, montante 0,90% superior ao registrado em agosto.
O levantamento mostrou ainda que houve um avanço em relação ao valor médio por consumidor, que chegou a R$ 7.093,83, ou equivalente a aproximadamente 4,4 salários mínimos.
Além do recorde, a pesquisa apontou as principais fontes do endividamento. Bancos e cartões de crédito seguem como os principais responsáveis pelos débitos, concentrando 27,16% do total.
Enquanto isso, as financeiras despontaram em segundo lugar, com 20,66% de participação. Com isso, ultrapassaram as contas básicas de água, luz e gás, que recuaram de 20,71% para 20,32% no período.
Para o Serasa, essa mudança evidencia um perfil de inadimplência diferente de levantamentos anteriores. Nesse contexto, a empresa de análise de crédito anunciou mais uma edição do Feirão Serasa Limpa Nome, com participação de 3 mil e 300 empresas parceiras.