
Investigado por intermediar transferências fraudulentas de veículos, um despachante, 49 anos, foi alvo de mandado de busca e apreensão, nesta quinta-feira (5), no bairro de Portão, em Lauro de Freitas. A ação integra a segunda fase da Operação Giratina, que apura irregularidades envolvendo automóveis transferidos da 25ª Ciretran, em Simões Filho, para empresas de fachada no Ceará.
Durante as buscas, foram apreendidos três celulares, dois notebooks, dois discos rígidos, correntes de ouro, placas de veículos, munições de calibre .38 e documentos. O material será encaminhado para análise pericial.
Operação Giratina
A primeira fase da operação foi deflagrada em 1º de setembro, com o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas na Bahia e no Ceará.
As investigações apontam que veículos eram transferidos sem o conhecimento dos proprietários para empresas fictícias e utilizados como garantia em operações de crédito. A operação é conduzida pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (DECECAP), vinculada ao Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO).
O caso teve início após o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) identificar irregularidades em procedimentos na 25ª Ciretran de Simões Filho. As apurações indicaram possível participação de servidores públicos e uso de documentos e vistorias fraudulentas para viabilizar as transferências. As investigações seguem em curso.
Fonte: Pedro Moraes / Ascom-PCBA


