“Estávamos pensando em viajar para a Croácia, mas viemos para a Suécia porque aqui é mais fresco.”
Estocolmo registrou 22 ºC nesta semana, enquanto Zagreb, capital da Croácia, marcou 30 graus.
Em meio às perigosas ondas de calor que atingiram grande parte da Europa, a Suécia e outros países nórdicos relataram um aumento nas chamadas 'coolcations', ou 'férias frescas'.
“Acampar, ficar ao ar livre, pode realmente sair e sentar num banco sem sentir que você está suando completamente, encantado no seu próprio suor.”
"Na Itália, agora temos entre 28 e 30 graus, meu filho está na piscina. Estou aqui com essas roupas. É diferente, a temperatura é boa, a qualidade de vida é boa."
Aase Marthe Horrigmo é diretora de turismo da agência estatal Innovation Norway.
“Vemos em nossas pesquisas que cada vez mais pessoas dizem que querem fugir das ondas de calor e do clima extremo.”
De acordo com uma dessas pesquisas, um em cada cinco turistas estrangeiros que visitaram a Noruega no verão passado tiveram que escolher o destino para evitar uma onda de calor em outro lugar.
Entre os turistas provenientes do sul da Europa, essa proporção sobe para 40%.
No final de abril, a companhia aérea nórdica SAS informou que o volume de passageiros com destino aos países escandinavos cresceu mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
A atual onda de calor que atinge a Europa deve chegar a partes dos países nórdicos no fim da semana.
Ainda assim, as temperaturas registradas lá serão mais baixas do que as do sul da Europa.