Em meio ao serviço memorial em homenagem ao falecido senador republicano Lindsey Graham, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu separadamente com o líder ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Em postagem na rede Truth Social, Trump declarou que havia abordado diversos temas com os dois, mas não ofereceu detalhes.
Sobre seu encontro com Netanyahu ele escreveu, abre aspas, ‘Foi uma reunião muito boa! Claro, foram tratados muitos temas importantes’.
Já sobre Zelenskiy, ele disse, ‘Muitas coisas foram discutidas. A reunião correu muito bem’.
Para o primeiro-ministro israelense, foi a primeira reunião com Trump desde o início da guerra com o Irã.
O encontro havia gerado grande expectativa, em parte porque recentemente ficaram evidentes as divergências de interesses em relação à guerra contra o regime iraniano, iniciada por Israel e Estados Unidos.
Em uma mensagem em vídeo após sua visita, Netanyahu afirmou, abre aspas, ‘Foi uma das melhores conversas que já tive com o presidente dos Estados Unidos, nosso amigo Donald Trump’.
Ele destacou também que ambos compartilham o objetivo de garantir que o Irã não fabrique armas nucleares.
Em uma publicação nas redes sociais, Zelenskiy agradeceu ao presidente norte-americano pela produtiva reunião e pelos esforços da administração dos Estados Unidos para apoiar Kiev na guerra contra a Rússia.