Economia NACIONAL
Inflação no Brasil recua em julho e fica dentro da meta oficial
A inflação no Brasil recuou no mês de julho e ficou dentro da meta oficial. Os dados oficiais foram divulgados a menos de dois meses das eleições presidenciais.
11/08/2026 18h42
Por: Redação - Vinicius Fonte: AGENCIA FRANS PRESS
AGENCIA FRANS PRESS

A inflação no Brasil desacelerou em julho e ficou em 4,44% no acumulado em 12 meses, dentro da meta do governo, de acordo com dados oficiais divulgados nesta terça-feira.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que a inflação mensal em julho foi de 0,07%, frente aos 0,16% do mês anterior, mudança explicada sobretudo pela tendência de queda nos preços dos alimentos.

Assim, o índice dos últimos 12 meses ficou dentro dos limites estabelecidos pelas autoridades, entre 1,5% e 4,5%.

A inflação em 12 meses havia ultrapassado o teto em maio e junho.

O custo dos combustíveis também diminuiu em julho, enquanto o governo segue atento às turbulências provocadas pela guerra no Oriente Médio.

O Banco Central mantém uma das taxas de juros mais altas do mundo para conter a inflação.

A autoridade monetária reduziu, em 6 de agosto, a taxa Selic de 14,25% para 14%, dando continuidade a um ciclo de cortes iniciado em março.

O presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva vai buscar a reeleição em outubro e o custo de vida aparece entre as principais preocupações dos eleitores.