Ao Vivo
Programas
Cobertura
Jornalismo
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Programas
Cobertura
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo


REDE BRASIL > Notícias do Cartão de Visita News > GP do Cavalo Árabe homenageia um dos maiores incentivadores da Corrida da raça no Brasil
GP do Cavalo Árabe homenageia um dos maiores incentivadores da Corrida da raça no Brasil
Publicado em 14/06/2021
por Cartão de Visita News


Páreo especial Jamil Saliba foi realizado no último sábado (12), em 1.400 m na pista de grama do Jockey Club de São Paulo; Mentor Rach foi o vencedor do GP

Um dos maiores incentivadores da Corrida do Cavalo Árabe foi homenageado, in memorian, neste sábado (12) em um páreo especial realizado no Jockey Club de São Paulo. Trata-se de Jamil Saliba, do Rach Stud, criatório que há anos vem conquistando o título de Melhor Criador de Corrida da raça.

Mentor Rach foi o vencedor do GP Jamil Saliba
Foto: Divulgação/JCSP/Porfírio Menezes

Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o GP Jamil Saliba já é considerado um dos mais tradicionais da raça. Afinal, reúne os melhores exemplares machos para a disputa em 1.400 m na pista de grama. "Foi a quinta edição do GP em homenagem ao nosso pai, que foi um dos maiores incentivadores de Corrida da raça e a gente fica muito feliz dessa lembrança que os criadores têm dele", cita Ricardo Saliba.

Mentor Rach é de criação do Rach Stud, da família Saliba
Foto: Divulgação/JCSP/Porfírio Menezes

Ao todo, sete exemplares da raça disputaram a premiação de mais de R$ 20 mil do GP Jamil Saliba, oferecida pela ABCCA com o apoio da Internacional Federation Of Arabian Horse Racing. Como resultado, Mentor Rach foi o vencedor do páreo no tempo de 1:35:419, cruzando a linha de chegada com seis corpos de vantagem de Obstinado Rach, que ficou em segundo lugar.

GP Jamil Saliba é um dos mais tradicionais páreos da raça Árabe
Foto: Divulgação/JCSP/Porfírio Menezes

"O Mentor está muito bem preparado, é um garanhão nosso de linhagem pura polonesa, filho do Sarmata, que foi corredor na Polônia e Campeão Nacional Cavalo aqui no Brasil de Halter. E o avô materno dele, o Polonez, que é o pai da Musa, a mesma coisa: correu na Polônia e foi Campeão Nacional Cavalo aqui no Brasil de Halter. Portanto, um animal fechado polonês, que a gente vai usar na reprodução e que realmente mostrou muita categoria, com a arrancada final muito boa", comemora Ricardo Saliba, proprietário do animal.

Por conta de mais uma vitória de Mentor Rach - que é treinado por L. Quintana, Saliba planeja muito em breve levá-lo para correr fora do Brasil. "A gente acha que os tempos dele são compatíveis com os corredores de fora de outros países e que ele tem chance fora". Já sobre o segundo colocado, Obstinado, que também é de criação Rach Stud, Saliba vê um futuro promissor para o animal. "É um cavalo jovem, terceira corrida dele e a terceira vez que ele fica em segundo. Esse cavalo só tende a crescer", finaliza.

Para saber mais sobre cavalo Árabe acesse www.abcca.com.br e acompanhe os perfis das redes sociais @abccarabe.

Confira abaixo o resultado completo do GP Jamil Saliba

1º Mentor Rach e I.Silva Ap1
2º Obstinado Rach e J. Severo
3º Mahatma Rach e F. Larroque
4º Gunther Rach e V. Souza
5º RG Kemir e R. Mendonça Ap2
6º RG El Bak e Jeane Alves
7º RG Kansas e A.R. Oliveira






Todo conteúdo criado e reservado pela Rede Brasil®