Ao Vivo
Programas
Cobertura
Jornalismo
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo
Programas
Cobertura
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo


REDE BRASIL > Notícias do Cartão de Visita News > Dois novos efeitos adversos raros foram associados à vacina contra covid desenvolvida pela Janssen
 
Dois novos efeitos adversos raros foram associados à vacina contra covid desenvolvida pela Janssen
Publicado em 15/07/2021
por Cartão de Visita News


Dois novos efeitos adversos raros foram associados à vacina contra covid-19 desenvolvida pela Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson) nos últimos dias.

Cabe ressaltar, antes de tudo, que nenhum efeito adverso, seja raro ou comum, deve ser justificativa para desencorajar a busca pela imunização contra a covid-19.

Todos os imunizantes aprovados por agências reguladoras demonstraram segurança e eficácia, e os benefícios superam eventuais riscos.

A vacina da Janssen começou a ser usada no Brasil no mês passado, com a antecipação de 1,8 milhão de doses compradas pelo Ministério da Saúde e doação de 3 milhões de doses do governo dos Estados Unidos.

Na segunda-feira (12), a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA) adicionou um alerta à bula do imunizante ao afirmar que dados sugerem que há risco raro de um distúrbio neurológico.       

Aplicada no Brasil desde o mês passado, a vacina Janssen teve recentemente um novo efeito adverso raro associado.

Segundo a FDA, há relatos de indivíduos que desenvolveram um tipo de distúrbio neurológico. Trata-se da síndrome de Guillain-Barré, uma condição que pode provocar sintomas como formigamento, fraqueza, dificuldade para andar ou realizar movimentos faciais, em cerca de seis semanas após a vacinação.

O Manual Merck de Diagnóstico e Tratamento descreve a doença como "a neuropatia inflamatória adquirida mais comum".


"Embora a causa não seja totalmente compreendida, acredita-se que seja autoimune. Em cerca de dois terços dos pacientes a síndrome de Guillain-Barré inicia-se 5 dias a 3 semanas após uma infecção banal, cirurgia ou vacinação", explica o livro.

Segundo a FDA e o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), foram reportadas cerca de 100 pessoas que desenvolveram a síndrome após a vacina de dose única. Cerca de 12,7 milhões de indivíduos já tomaram o imunizante da Janssen no país.

A maioria dos casos foi relatada em homens com 50 anos ou mais, geralmente com início duas semanas após a vacinação. Os pacientes normalmente se recuperam bem dessa síndrome, embora cerca de 30% dos adultos possam ter algum grau de fraqueza residual após 3 anos.


Síndrome de extravasamento capilar
Na terça-feira (13), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitou alterações na bula da vacina da Janssen, seguindo o que já havia sido feito pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos) acerca de um possível efeito adverso chamado síndrome de extravasamento capilar.

A mesma orientação foi dada em relação à vacina da AstraZeneca, que utiliza a mesma tecnologia de vetor de adenovírus.

"As pessoas que foram vacinadas com plataforma adenoviral, como os imunizantes citados acima, devem procurar assistência médica imediata se sentirem inchaço rápido nos braços e pernas ou aumento repentino de peso nos dias seguintes à vacinação. Estes sintomas estão frequentemente associados à sensação de desmaio (devido à pressão arterial baixa)", diz a Anvisa em nota.

O órgão europeu revisou três casos de síndrome de extravasamento capilar em indivíduos que receberam a vacina da Janssen.

"Um dos afetados tinha história de síndrome de vazamento capilar e dois deles morreram posteriormente", diz nota oficial da EMA, salientando que mais de 18 milhões de doses deste imunizante haviam sido aplicadas em todo o mundo até 21 de junho.

A EMA também explica que "a síndrome de vazamento capilar é uma condição muito rara e séria que causa vazamento de fluido de pequenos vasos sanguíneos (capilares), resultando em inchaço principalmente nos braços e pernas, baixa pressão arterial, espessamento do sangue e baixos níveis de albumina no sangue (um importante sangue proteína)".

 






ENTRETENIMENTO

AS AVENTURAS DE ZORRO
SHAZAM, SÉRIE BASEADA EM CAPITÃO MARVEL
JEANNIE É UM GÊNIO TERÇA AS 00HS
O ELO PERDIDO AQUI NA RBTV
AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN
AS PANTERAS NA SESSÃO SÉRIES DE OURO
OS JETSONS AQUI NA REDE BRASIL

FIQUE POR DENTRO

PROGRAMA FINDI QUIZ DE 29 DE JULHO A 01 DE AGOSTO
AQUI VOCÊ ASSISTE O CLÁSSICO CHAPARRAL
CLÁSSICO O GORDO E O MAGRO
JORNAL RB NOTÍCIAS
BOLO DE BANANA COM ABOBRINHA - RECITA TARDE TOP
ESQUADRÃO CLASSE A, TERÇAS AS 23HS
SOPA DE BATATA - RECEITA TARDE TOP



Todo conteúdo criado e reservado pela Rede Brasil®