Ao Vivo
Programas
Cobertura
Jornalismo
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo
Programas
Cobertura
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo


REDE BRASIL > Notícias do Cartão de Visita News > Egito, Lendas, Mitos e obras de intelectuais negros são temas de palestras na Casa Museu Ema Klabin
 
Egito, Lendas, Mitos e obras de intelectuais negros são temas de palestras na Casa Museu Ema Klabin
Publicado em 24/11/2021
por Cartão de Visita News


Encontros gratuitos serão ministrados por grandes especialistas e transmitidos pela plataforma Zoom

A Casa Museu Ema Klabin promove uma série de palestras online sobre as diferentes áreas do conhecimento humano. Há palestras sobre Egito Antigo, Lendas, Mitos e a obra de escritores negros como Astolfo Marques.

Novo Mapa da Guiana, Jodocus Hondius, 1599.
Foto: Divulgação

Antiga conselheira científica do Museu do Louvre e integrante de três missões arqueológicas no Egito, a pesquisadora Cintia Alfieri Gama Rolland ministra a palestra Além dos faraós: o cotidiano no Egito Antigo, no próximo dia 17 de novembro, das 19h às 21h. A palestra vai mostrar a complexidade da sociedade egípcia, saindo dos temas de estudo sempre associados às elites e à cultura faraônica. Com base na análise da organização social egípcia, serão examinados os pontos estruturais desta cultura como as concepções de profissão, família, alimentação e o post mortem.

O pesquisador Yves Rolland ministra, dia 24 de novembro, das 19 às 21h, a palestra Mitos e lendas da exploração da América: entre monstros e o Paraíso Terrestre. A palestra visa interpretar as origens dos mitos e lendas que contribuíram para forjar um imaginário coletivo das narrativas sobre a exploração da América pelos europeus, cujos nomes às vezes se perpetuam até na toponímia: o Amazonas do Brasil, os gigantes da Patagônia, os canibais a cabeça de cachorro no Caribe, etc. Como reza a tradição, todo monstro guarda um tesouro, esses seres protegeriam lugares maravilhosos, como a Atlântida, o Paraíso Terrestre, as cidades de ouro e o El dorado, ou ainda a Fonte da Juventude. Por meio da análise de mapas, gravuras e textos será evidenciada a importância cultural destas fontes. Yves é doutor em Arqueologia pela Université Lumière, Lyon, participou de escavações arqueológicas e trabalhou para diversos museus de História na França.

Doutor e pós-doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP), Matheus Gato, ministra, no dia 20 de novembro, das 11h às 13h, a palestra O 13 de maio e outras estórias do pós-abolição de Astolfo Marques. O encontro analisará as condições sociais de possibilidade para emergência de intelectuais negros no fim do século XIX, levando em conta a trajetória de Astolfo Marques. Uma investigação que culminou na recente publicação da obra, organizada pelo palestrante. Serão examinados os significados contemporâneos do 13 de maio e do 20 de novembro (dia consciência negra) e as diferentes leituras das histórias possíveis a partir da obra de escritores negros. Matheus Gato é professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH-UNICAMP).

As palestras serão transmitidas pela plataforma Zoom com intérpretes de Libras. Ao todo, serão disponibilizadas 450 vagas em encontros gratuitos. As inscrições já podem ser realizadas no site do museu: http://emaklabin.org.br/

A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus.

Serviço:

Casa Museu Ema Klabin

PalestraAlém dos faraós: o cotidiano no Egito Antigo, dia 17 de novembro, das 19h às 21h.

PalestraO 13 de maio e outras estórias do pós-abolição de Astolfo Marques, dia 20 de novembro, das 11h às 13h.  

PalestraMitos e lendas da exploração da América: entre monstros e o Paraíso Terrestre, dia 24 de novembro, das 19h às 21h.

150 vagas (Cada palestra)

Classificação etária: 14 anos

Transmissão: plataforma Zoom

Inscriçãohttps://emaklabin.org.br/

Acesse as redes sociais:

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Site: https://emaklabin.org.br/

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

 






ENTRETENIMENTO

SHURATO NA REDE BRASIL DE TELEVISÃO
AS AVENTURAS DE ZORRO
PERDIDOS NO ESPAÇO
A FEITICEIRA NA SESSÃO COR DE ROSA
AS PANTERAS NA SESSÃO SÉRIES DE OURO
MASH SÉRIE DE MAIOR AUDIÊNCIA DA TV AMERICANA
MULHER MARAVILHA TODAS AS SEGUNDAS 23HS

FIQUE POR DENTRO

VOCÊ ASSISTE CHAPARRAL AQUI NA RBTV
FINDI QUIZ DE 02 A 05 DE DEZEMBRO
SÁBADO TEM ENCONTRO COM A LUCIMARA PARISI
TODA SEXTA TEM "MORTAL KOMBAT" NA RBTV
JORNAL RB NOTÍCIAS A PARTIR DAS 16H30
TARDE TOP AQUI NA RBTV
EM REVISTA DEBATE SOBRE O ABORTO NO BRASIL



Todo conteúdo criado e reservado pela Rede Brasil®