Ao Vivo
Programas
Cobertura
Jornalismo
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo
Programas
Cobertura
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo


REDE BRASIL > Notícias do Cartão de Visita News > Fundação do Livro e Leitura realiza duas atividade neste sábado (27)
 
Fundação do Livro e Leitura realiza duas atividade neste sábado (27)
Publicado em 24/11/2021
por Cartão de Visita News


Programação cultural apresenta os tradicionais encontros do Núcleo de Contadores de Histórias e Clube do Livro em dois horários: 10h e 16h

 

Gracyela Gitirana

Caminhando para o encerramento das atividades de 2021, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza, neste sábado (27), dois encontros que fazem parte da sua programação anual: Núcleo de Contadores de Histórias e Clube do Livro. As duas atividades são on-line e gratuitas.

Quem comanda o Núcleo de Contadores de Histórias neste final de semana é a pedagoga, arte educadora, atriz e contadora de histórias, Gracyela Gitirana. Com o tema “A Memória”, o encontro terá ainda a participação da atriz e contadora de histórias, Paula Yemanjá. A atividade será transmitida pela plataforma de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/81678285651), a partir das 10 horas.

Gracyela Gitirana revela que após a apresentação do livro de Daniel Munduruku e Heloisa Prieto, “Vó Coruja”, durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), resolveu abordar o tema, pois a contadora convidada – Paula Yemanjá – desenvolve um projeto chamado Mnemósine, que valoriza a memória das mulheres. “Em uma dessas histórias do livro, tem a figura da avó que traz a memória ancestral e as histórias dos povos indígenas”. Segundo ela, a memória ocupa um grande espaço na arte da contação. “São memórias da própria história, que você tem que lembrar, mas também histórias que você vive”, comenta. Gracyela destaca que a memória também tem o esquecimento, principalmente quando há tragédias em nossas vidas, como a da pandemia da Covid-19.

Paula Yemanjá

Clube do Livro

A segunda atividade do sábado (27), que acontece às 16 horas, será o Clube do Livro, com a obra do escritor uruguaio, Mario Benedetti, “A Trégua”. A coordenação é da bibliotecária Gabriela Pedrão. O encontro é aberto e gratuito e pode ser acessado através do link: https://us02web.zoom.us/j/81934169629.

Publicado em 1960, “A Trégua” é o mais famoso romance de Mario Benedetti e uma das obras mais importantes da literatura latino-americana contemporânea. Escrito em formato de diário e com fina ironia, o livro conta a história de Martín Santomé, um homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas inteligente. “Gosto de livros latino-americanos, acho que sempre trazem uma mensagem e uma história semelhante ao que vivemos no Brasil. Além disso, pelo fato do livro ser escrito em primeira pessoa, acabamos criando um relacionamento mais íntimo com o protagonista da obra e temos a experiência direta do personagem”, explica Gabriela Pedrão.

Gabriela Pedrão

Reta final - No Clube do Livro do mês de dezembro haverá a divulgação dos próximos livros para a edição de 2022.

SERVIÇO
Núcleo de Contadores de Histórias: “A Memória”

Com Gracyela Gitirana e Paula Yemanjá (convidada)
Data: 27 de novembro (sábado)
Horário: 10h
Plataforma de exibição: Plataformas de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/81678285651)

Clube do Livro com a obra “A Trégua”, de Mario Benedetti
Com Gabriela Pedrão, bibliotecária
Data: 27 de novembro (sábado)
Horário: 16h
Plataforma de exibição: Plataformas de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/81934169629)

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e neste ano de 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus mais de 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Para acompanhar a programação, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

 






ENTRETENIMENTO

SHURATO NA REDE BRASIL DE TELEVISÃO
AS AVENTURAS DE ZORRO
PERDIDOS NO ESPAÇO
A FEITICEIRA NA SESSÃO COR DE ROSA
AS PANTERAS NA SESSÃO SÉRIES DE OURO
MASH SÉRIE DE MAIOR AUDIÊNCIA DA TV AMERICANA
MULHER MARAVILHA TODAS AS SEGUNDAS 23HS

FIQUE POR DENTRO

VOCÊ ASSISTE CHAPARRAL AQUI NA RBTV
FINDI QUIZ DE 02 A 05 DE DEZEMBRO
SÁBADO TEM ENCONTRO COM A LUCIMARA PARISI
TODA SEXTA TEM "MORTAL KOMBAT" NA RBTV
JORNAL RB NOTÍCIAS A PARTIR DAS 16H30
TARDE TOP AQUI NA RBTV
EM REVISTA DEBATE SOBRE O ABORTO NO BRASIL



Todo conteúdo criado e reservado pela Rede Brasil®