Ao Vivo
Programas
Cobertura
Jornalismo
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo
Programas
Cobertura
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo


REDE BRASIL > Notícias do Cartão de Visita News > Incontinência Urinária atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
 
Incontinência Urinária atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
Publicado em 25/11/2021
por Cartão de Visita News


No Brasil, cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de incontinência urinária e convivem todos os dias com a condição. Porém, a procura por tratamentos cirúrgicos para a incontinência caíram 60% em 2020, em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na semana passada.

A constatação é de que a pandemia agravou ainda mais o tratamento de várias doenças, entre elas a incontinência, que costuma afetar 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Além do público mais jovem, a condição afeta uma em cada três pessoas acima dos 60 anos e é conhecida mundialmente como "câncer social".

Homens procuram médico primeiro

Em março são realizadas ações para conscientizar e levar informações para a população sobre a condição, como uma espécie de novembro azul, impulsionado principalmente pelo Dia Mundial da Incontinência Urinária, que ocorre anualmente em 14 de março. O assunto ainda é tabu dentro do público masculino - cerca de 70% dos homens não costumam ir ao urologista, de acordo com pesquisa realizada em novembro de 2020 pelo Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica - e apesar da condição atingir mais as mulheres, são eles que procuram ajuda primeiro.

"Mesmo com milhares de brasileiros acometidos pela condição, muitos não procuram ajuda médica por não conhecerem direito a doença e seus tratamentos ou por acreditarem que o problema é natural. As mulheres incontinentes, por exemplo, costumam demorar mais para procurar ajuda. Isso porque muitas consideram os sintomas como algo da idade ou que está ligado à maternidade e ao pós-parto, já que conhecem amigas ou familiares que passam pela mesma situação", explica o Urologista Dr. Carlos Sacomani, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, American Urological Association, European Association of Urology e International Continence Society.

Câncer e Incontinência

Ainda de acordo com o especialista, a maioria dos casos de incontinência urinária masculina é causada pelo enfraquecimento do esfíncter e está relacionada à cirurgia para retirada de tumor na próstata. Isso acontece porque a cirurgia de prostatectomia pode afetar o funcionamento desse músculo responsável pelo controle da urina e que envolve a uretra - causando perda involuntária de urina. Outras possíveis causas incluem doenças neurológicas, cirurgias pélvicas, bexiga hiperativa e alterações degenerativas associadas ao envelhecimento.

"Cerca de 5% a 10% dos homens que se submeteram à prostatectomia radical irão apresentar algum grau de incontinência urinária que é causada pelo enfraquecimento do esfíncter e persiste por um longo período após a cirurgia. Alguns fatores podem aumentar o risco de incontinência: casos mais graves de câncer, experiência dos cirurgiões durante a prostatectomia, idade do paciente e a existência de outros problemas de saúde relacionados", explica.

Tratamentos no Brasil

Segundo o urologista, no Brasil existem duas alternativas principais para o tratamento da incontinência urinária causada pelo enfraquecimento do esfíncter no homem: Implantação de um Esfíncter Artificial ou as cirurgias de Sling, que consistem na colocação de uma faixa sob a uretra de modo a comprimi-la.

Geralmente, os slings são usados para tratar incontinência urinária em casos leves e moderados, e o esfíncter artificial nos casos de incontinência moderada a grave. "Este tratamento se popularizou no Brasil nos últimos anos e une tecnologia de ponta e recursos seguros para devolver a qualidade de vida ao paciente. Só para se ter uma ideia, o esfíncter artificial é um recurso que apresenta de 80% a 90% de eficácia para homens com incontinência urinária decorrente da cirurgia prostática. Esse procedimento consiste no implante de um pequeno anel em volta da uretra, totalmente contido no corpo e imperceptível, que passa a ser o responsável pelo controle da urina", finaliza.

 






ENTRETENIMENTO

SHURATO NA REDE BRASIL DE TELEVISÃO
AS AVENTURAS DE ZORRO
PERDIDOS NO ESPAÇO
A FEITICEIRA NA SESSÃO COR DE ROSA
AS PANTERAS NA SESSÃO SÉRIES DE OURO
MASH SÉRIE DE MAIOR AUDIÊNCIA DA TV AMERICANA
MULHER MARAVILHA TODAS AS SEGUNDAS 23HS

FIQUE POR DENTRO

VOCÊ ASSISTE CHAPARRAL AQUI NA RBTV
FINDI QUIZ DE 02 A 05 DE DEZEMBRO
SÁBADO TEM ENCONTRO COM A LUCIMARA PARISI
TODA SEXTA TEM "MORTAL KOMBAT" NA RBTV
JORNAL RB NOTÍCIAS A PARTIR DAS 16H30
TARDE TOP AQUI NA RBTV
EM REVISTA DEBATE SOBRE O ABORTO NO BRASIL



Todo conteúdo criado e reservado pela Rede Brasil®