Ao Vivo
Programas
Cobertura
Jornalismo
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Programas
Cobertura
Programação
Institucional
Comercial
Notícias
Ao Vivo


REDE BRASIL > Notícias do Cartão de Visita News > Peça "Mão de Vaca" volta ao Teatro Café Pequeno no Leblon depois da primeira temporada de sucesso
Peça "Mão de Vaca" volta ao Teatro Café Pequeno no Leblon depois da primeira temporada de sucesso
Publicado em 10/07/2024
por Cartão de Visita News


Nada como um clássico do teatro universal (bem) reinventado. Assim é o espetáculo "Mão de Vaca", que é uma idealização de Daniel Passi e tem adaptação dramatúrgica de Leandro Soares, baseado na comédia 'O Avarento' (1668) de Molière.

A primeira temporada de maio já foi sucesso no Teatro Café Pequeno, com casa lotada. Agora em julho, "Mão de Vaca" volta ainda com mais força e grandes novidades: O elenco da nova temporada será encabeçado pelo ator Gustavo Damasceno (recém indicado ao prêmio APTR pelo espetáculo 'A Outra Revolução dos Bichos') e conta ainda com outros atores-dançarinos bastante talentosos: Ayla Gabriela, Balbino de Paula, Estela Silva, Gaba Cerqueda, Katerina Amsler e Leandro Soares. O espetáculo fica em cartaz, em sua segunda temporada, de 5 a 28 de julho de 2024, no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon (Rio).

Fruto da colaboração entre o ator e roteirista Leandro Soares (Vai que Cola, Nada
Suspeitos) com o ator e diretor Daniel Passi (Grande Sertão: Veredas, Macunaíma –Uma Rapsódia Cênica), o espetáculo propõe uma celebração crítica do teatro clássico europeu para explorar os vícios da sociedade brasileira do presente.

Para o ator Leandro Soares, a obra do dramaturgo francês tem o poder de conectar-se com públicos variados: “A obra de Molière consegue atravessar os séculos se mantendo atual porque se debruça sobre arquétipos da condição humana que são invariáveis, universais e capazes de serem contemporâneos a qualquer época.”

A encenação destaca-se pela força e irreverência, colocando em evidência o intenso trabalho físico dos atores, resultado de uma pesquisa contínua desenvolvida por Daniel ao longo de três anos na Inglaterra. “Mão de Vaca” não é apenas uma peça de teatro; é um manifesto cênico que diverte, desafia e provoca, estimulando uma reflexão profunda sobre a condição humana em meio às transformações sociais contemporâneas. A narrativa combina humor e crítica social, explorando o embate entre corpo, texto e a dinâmica das relações humanas, promovendo uma fusão de estilos artísticos modernos e tradicionais para criar uma experiência teatral única.

Para Daniel Passi, a adaptação para o contexto nacional é uma ação essencial a ser feita por todo artista teatral Latino-Americano. “A nossa escolha em reinventar Molière no Brasil do século XXI é um gesto de nos colocarmos de igual para igual com o cânone europeu, tão presente na formação oferecida nas escolas teatrais nacionais. Sem excessiva reverência, buscamos na obra tudo o que acreditamos ser essencial no teatro: um retrato agridoce do ser humano com todas suas contradições, defeitos e belezas”, afirma o diretor.

SINOPSE

A peça narra a história de Harpagão, um viúvo de classe média obcecado por sua conta bancária. Visando engordar seus investimentos, Harpagão sai em busca de contratos de casamento para si e seus dois filhos adultos, Elisa e Cleanto. Lançando um olhar sem filtro sobre as relações humanas, a peça aborda de maneira ácida os conflitos geracionais, a ambição social e a influência do capital nas relações interpessoais.

FICHA TÉCNICA

Mão de Vaca

baseado na obra de Molière

Adaptação Dramatúrgica: Leandro Soares

Direção: Daniel Passi

Assistência de Direção: Sofia Badim

Elenco: Gustavo Damasceno, Ayla Gabriela, Balbino de Paula, Estela Silva, Gaba

Cerqueda, Katerina Amsler e Leandro Soares

Direção de Arte: Gabriela Santiago

Desenho de Luz: Daniel Passi

Operação e Montagem de Luz: Clarice Sauma

Trilha Sonora e Operação de Som: Luisa Lemgruber

Fotografia: Sofia Badim e Ruy Duarte

Pintura: Marina Marinho

Arte Cartaz: Amanda Milliet

Assessoria de Imprensa: Rodolfo Abreu

Produção Geral: Paula Furtado

Idealização: Daniel Passi

Apoio: Cantina Donanna

SERVIÇO

Espetáculo de teatro

Título: Mão de Vaca

Temporada: de 5 a 27 de julho

Dias: Sextas, sábados e domingos

Horário: Sextas e sábados às 20h, domingos às 19h

Local: Teatro Municipal Café Pequeno

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22440-033

Ingressos: R$ 60,00 Inteira / R$ 30,00 Meia

Site: https://riocultura.eleventickets.com/

Duração: 60 min

Classificação etária: 16 anos

Mais informações: @maodevacateatro






Todo conteúdo criado e reservado pela Rede Brasil®