O grupo sul-coreano NTX já deixou o Brasil e agora está em Los Angeles, após uma turnê de sucesso que encantou os fãs brasileiros. Durante sua passagem pelo país, o NTX se apresentou em várias cidades, incluindo São Paulo, onde encerrou sua passagem pelo país em uma experiência inesquecível no Festival da Cultura Coreana, realizado no dia 17 de agosto, no Bom Retiro, São Paulo - bairro conhecido como a Koreatown brasileira.
A convite da Associação Brasileira dos Coreanos, o grupo performou ao vivo na Praça Coronel Fernando Prestes (conhecida como Praça Tiradentes). Durante a apresentação, os integrantes declararam que foi a primeira vez que se apresentaram ao vivo para uma plateia tão grande, estima-se que 100 mil pessoas prestigiaram o evento. Com uma energia contagiante, os integrantes se preocuparam com a segurança dos fãs, pedindo que o público tentasse não empurrar quem estava na frente e até ofereceram suas próprias águas para ajudar aqueles que estavam com sede. Essa atitude demonstra o quanto o NTX se importa com seus fãs e quer garantir que todos tenham uma experiência positiva.
Apesar de algumas adversidades, o grupo entregou uma boa apresentação ao vivo, carisma e muito fanservice, levando as “NTFUL” à loucura. Durante a entrevista exclusiva para o Famosos Online, os integrantes demonstraram muito afeto entre si, descontração e atenção durante a entrevista. Ficamos muito gratos pela oportunidade e agradecemos ao time da UPPER PR pelo suporte.
Confira a entrevista
Já tinham ouvido falar do Brasil antes? Como foi a sensação de serem tão bem recebidos e cantar para uma imensidão de pessoas?
Yunhyeok: Nós já conhecíamos o Brasil, sim, era um país que queríamos muito visitar. Quando chegamos aqui, todas as nossas expectativas foram superadas e receber o carinho dos nossos fãs pessoalmente foi muito especial.
Rawhyun: Yeaah!
Vocês aprenderam algumas palavras em português e cantaram uma música do Vitor Kley no show de São Paulo. Como foi a preparação para vir ao Brasil? Vocês estudaram sobre o público ou foram aprendendo as referências, os memes e as palavras em português durante a estadia de vocês por aqui?
Rawhyun: No caso da música que cantamos do Vitor Kley, foi uma sugestão da nossa equipe. Eles sugeriram que seria uma boa ideia cantar uma música que o público brasileiro conhecesse. Então, filtraram uma lista das músicas mais populares que todos ouviam e conheciam e nós escolhemos essa - “O Sol”. Eu dividi as partes e, com o Seungwon conseguimos fazer a direção e produção da música, e assim conseguimos gravar (os vocais).
Yunhyeok: O Samuel (nosso intérprete) também ajudou muito na parte da pronúncia, muito obrigado!
Changhun: Samuel!
Eunho: É, um salve para o Samuel!
Yunhyeok: Esquece!
Rawhyun: Esquece!
Qual foi o maior choque cultural que vocês tiveram desde que chegaram ao Brasil?
Yunhyeok: Dois beijos nas bochechas.
Changhun: Para mim, foi ver que em todas as praias tinham beach volley (vôlei de praia). Pude sentir o calor e a animação do pessoal do Brasil.
Yunhyeok: Para mim, foram dois beijos nas bochechas mesmo.
Como o NTX aborda o processo de criação musical? Existe divisão específica de tarefas entre os membros, como composição, coreografia e direção criativa?
Yunhyeok: Bom, primeiro temos aqui o nosso produtor gênio (Rawhyun). O Rawhyun fica responsável pela parte de produção, criação, composição, toda batida e melodia e essas coisas do tipo. Já a coreografia, tem casos em que recebemos de outros dançarinos ou a gente mesmo faz esse processo da criação da dança. E também todos nós gostamos de compor a própria música, através da nossa própria produção, e assim criamos várias músicas novas também. Inclusive, procurem por nós no SoundCloud e fiquem ligados (nas novidades)
Como a série pré-debut "THE OPENING" influenciou a trajetória de vocês até a estreia oficial? Vocês acreditam que esses lançamentos ajudaram a moldar a imagem do grupo?
Rawhyun: No nosso caso, o pré-debut foi composto por 4 músicas e acredito que naquela época fomos muito pressionados. Com isso, não conseguimos produzir o tanto que queríamos. Tenho para mim que naquela época tivemos um processo um pouco "cru", tipo, antes da hora.
Yunhyeok: E acredito que através da nossa participação no reality “Peak Time” conseguimos ajustar bem o nosso trabalho em equipe e o conceito do nosso grupo. Estabelecendo uma base mais concreta para o NTX. Então, sim, acredito que o pré-debut foi uma boa experiência, nos ajudou a formar a imagem que temos hoje.
De que forma cada membro cresceu artisticamente desde a estreia? Existe alguma área específica em que vocês têm se concentrado para se aperfeiçoar?
Hojun: Posso dizer que cresci bastante na parte de composição, pois sempre gostei de compor letras e sempre me baseei em alguns artistas também. Então, artisticamente, tive um crescimento maior nessa área.
Changhun: Hoje em dia, eu coloco toda a minha energia na composição de letras mais emocionais à base de hip hop, que contém mais o que eu sinto de verdade, então eu estou usando a minha energia mais para isso.
Eunho: Eu foco mais no meu treino vocal e estou preparando várias produções de música. Então, aguardem!
Jaemin: No começo, eu focava muito na minha coreografia e na minha performance de dança. Mas hoje eu estou focando mais na minha estabilidade (vocal) quando cantamos ao vivo.
Yunhyeok: Oh, Legal!
Hyeongjin: No começo, eu tinha muito essa mentalidade de ser apenas “player”, aquela pessoa que só performa. Porém, hoje em dia, além disso, eu foco muito também na minha própria composição e produção de música.
Seungwon: Acredito que tive um crescimento muito grande através do programa de sobrevivência “Peak Time” e, além disso, eu acredito que também estou crescendo nessa parte de composição e de poder transmitir o que eu sinto para os meus fãs.
Yunhyeok: Hoje em dia, estou muito interessado no estilo de dança “Krump”, então tenho estudado e treinado bastante para apresentar aos fãs essa parte nova.
Rawhyun: Para mim, antes tentava melhorar e dar um upgrade em todas as partes que eu apresentava, e hoje busco unificar tudo isso para transformar e mostrar uma coisa mais legal, algo mais cool.
Imagem: NTX. Crédito: Dany Poynter.