Por Evê Sobral
São 20 Anos sem Célia Biar! Nascida em 10 de março de 1918, Célia Biar era filha da modista Beatriz Biar e foi integrada ainda muito jovem no Grupo de Teatro Experimental, dirigido por Alfredo Mesquita. Sua primeira montagem no grupo foi a peça Pif-Paf, de Abílio Pereira de Almeida, em 1947. Em 1949, profissionalizou-se no Teatro Brasileiro de Comédia, onde teve participação ativa nas comédias sofisticadas.
Teve rápidas participações na Companhia Brasileira de Comédia , no Pequeno Teatro de Comédia e na Companhia Nydia Lícia. Aos poucos, Biar tornou-se uma atriz característica da alta comédia.
Fez filmes de relativo sucesso, estreando em 1950 com o filme Caiçara.
Célia estreou na televisão na década de 60 como apresentadora de variados programas, dentre eles Sempre Mulher , Oh,Que delícia de Show (onde entrava em uma Carruagem puxada por um homem vestido de Gato como se fosse o seu famoso Zé Roberto, Quem é quem? e Sessão das Dez, este último produzido e exibido pela recém-inaugurada Rede Globo e dirigido por Walter Clark. O programa exibia filmes apresentados por Célia, que aparecia sempre com uma longa piteira na mão e um gato angorá no colo — na época ficou muito famoso e se chamava Zé Roberto! Tanto que no Programa Oh,Que delícia de Show ela entrava em uma Carruagem puxada por um homem vestido de Gato como se fosse o seu famoso Zé Roberto!
Em 1970, Célia estreou como atriz de televisão na TV Globo na novela PIGMALEÃO 70, e foi a única emissora para qual trabalhou. Interpretou personagens sofisticados e chiques que caíram no gosto do público.
Célia Biar adorava fumar. Não se casou e nem teve filhos, falecendo em 1999 após ter feito a novela SUAVE VENENO onde fez uma Freira, de câncer no pulmão, aos 81 anos!
Maria Perego, criadora do personagem infantil Topo Gigio, morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos! A artista estava trabalhando no retorno do personagem para a RAI, no ano que vem. A cauda da morte não foi revelada.
Nascida em Veneza, em 1923, Perego trabalhou no teatro de marionetes, como autora de televisão e artista de animação. Alcançou o sucesso em 1959, quando criou, junto com o marido Federico Caldura, inventou o ratinho inspirado no Mickey Mouse!