Chef Tabata Binder
Receita empadão de palmito
Ingredientes para a massa:
500g de farinha de trigo
250g manteiga ponto pomada
2 ovos
Água gelada pra acertar o ponto (quanto basta)
1 pitada de sal
Ingredientes para o recheio:
900g de palmito picado
Sal a gosto
Pimenta do reino
1 caixa de creme de leite
1 sachê molho de tomate
1 cebola ralada
4 dentes de alho ralado
Salsinha a gosto
Cebolinha a gosto
2 colheres de farinha
50g manteiga
Azeite
Modo de preparo da massa:
Misture a farinha com o sal, coloque os ovos e a manteiga e comece a sovar a massa com cuidado para não desenvolver glúten e ficar elástica. Com a água vá dando ponto a massa que tem que ficar quebradiça e compacta. (Massa podre). Espalhe na forma e reserve. Reserve também a massa que restou para cobrirmos o empadão.
Modo de preparo para o recheio:
Sue a cebola e o alho na manteiga (não deixe dourar muito). Em seguida coloque o palmito e refogue bem. Adicione o molho de tomate e continue mexendo. Em um Bow coloque o creme de leite e as duas colheres de farinha, misture até ficar homogêneo e sem gruminhos. Adicione a mistura na panela e continue mexendo até dar um ponto cremoso. Adicione os temperos sal, pimenta, salsinha e cebolinha. Coloque o recheio na forma onde foi espalhada a massa.
Finalização. Com a ajuda de um rolo e plástico filme, estique a massa até ficar no tamanho da forma. Cubra o empadão e junte as massas apertando levemente nas laterais da forma. Em um ramekin coloque óleo é uma gema de ovo, misture e coloque em cima do empadão para dar cor pós-assado. Finalize com orégano!