
Na manhã desta quarta-feira, 7, o Ministério Público do Maranhão, por meio da 4ª Promotoria Distrital de Defesa da Cidadania – polo Itaqui-Bacanga, promoveu mais uma ação do projeto “Inclusão em rede: conectando família, escola e direitos”. A articulação interinstitucional reuniu a Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira, localizada no bairro Anjo da Guarda.
Coordenou a ação a titular da 4ª Promotoria Distrital de Defesa da Cidadania – polo Itaqui-Bacanga, promotora de justiça Ana Carolina Cordeiro de Mendonça.
A atividade teve como público-alvo os profissionais da educação do turno matutino da referida unidade de ensino, escolhida como escola-piloto para a implementação das diretrizes do projeto na região Itaqui-Bacanga.
O objetivo central da medida é alinhar fluxos de trabalho, identificar demandas pedagógicas e estruturais e aproximar a gestão pública do cotidiano escolar. A finalidade é capacitar professores e garantir o suporte necessário para a aprendizagem e o acolhimento adequado de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais transtornos do neurodesenvolvimento.
A oficina conduzida pelos profissionais da Superintendência de Educação Especial da Semed é voltada à elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e à atribuição de cada profissional escolar para concretizá-lo.
ETAPAS
De acordo com o cronograma de trabalho do projeto “Inclusão em Rede” ainda serão realizadas mais três ações integradas na escola-piloto: oficinas com os professores do turno vespertino, diálogo com as famílias para escuta e orientação dos pais e responsáveis pelos alunos público-alvo da Educação Especial.
Também estão previstas atividades com a Rede Intersetorial de Atendimento com a participação das Secretarias parceiras do projeto: Secretaria Municipal de Criança e Assistência Social (Semcas), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped).
A atuação conjunta entre educação, saúde, assistência social e direitos humanos visa proporcionar um atendimento integral e multidisciplinar, fortalecendo a rede de apoio aos estudantes e às suas famílias no polo Itaqui-Bacanga.
Redação:CCOM-MPMA